segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ ANO NOVO


sempre em uma jornada, alcançamos objetivos e perdemos coisas que amamos.

hoje é um novo tempo, para alcançar mudanças.
hoje é um novo tempo, para ser feliz.
hoje é tempo de novas vitorias
hoje é o seu tempo.
o tempo do recomeço.
o tempo de olhar para o futuro
o tempo de viver a vida como ela é, esse sim é o seu tempo!
feliz ano novo, com muita paz, alegria, felicidade, prosperidade, vitoria e saúde.

TARÓLOGO E ESPIRITUALISTA LUCAS LOPES( MAGO ATHAEL)

A Mesa na prática do tarô


Se possível, dedique uma mesa para uso exclusivo da cartomancia. Assim ela estará sempre preparada para receber o trabalho de leitura das cartas, estando em sintonia com esta tarefa e livre de qualquer interferência ou vibração contrária.
Uma das características mais importantes da mesa é que nela devem constar os quatro elementos (fogo, água, terra, ar), representados da maneira mais conveniente possível, de acordo com sua intuição e orientação dos seus Guias, conforme a linha em que se está trabalhando. Uma boa representação dos elementos, e que pode ser adotada praticamente por qualquer iniciante, é a seguinte: sobre a mesa deixar sempre um copo com água (elemento água), velas acesas (elemento fogo), um vaso com pedras ou metais (elemento terra) e incenso aceso (elemento ar). Desta maneira você não só os terá representado em sua mesa, como também receberá a energia apropriada de cada um, e também o ambiente como um todo preparado por cada um dos elementos.
Caso a mesa seja dedicada à este fim, pode-se então deixá-la preparada o tempo todo, com o copo de água sempre cheio, as velas podem ser acendidas pela manhã e novamente à noite, juntamente com um incenso. Nestas ocasiões pode-se também trocar a água do copo. Caso não haja a possibilidade de se deixar uma mesa dedicada exclusivamente à cartomancia, então se deve prepará-la antes de iniciar a leitura.
Durante a leitura é muito importante que haja sempre velas acesas, e um incenso deve ser aceso sempre que você notar que o anterior tenha acabado (pois ele queima muito mais rapidamente que as velas), contudo, sem prejudicar o andamento da leitura das cartas com excessiva preocupação com isto.
Outro elemento importante para a mesa é a toalha. Não se colocam as cartas diretamente sobre a mesa, em hipótese nenhuma. A toalha se constitui num local consagrado para fins de leitura das cartas, e será preparada para tal finalidade. Assim, não se deve colocar cartas em outro lugar que não seja sobre a toalha. Para aqueles que desmontam o ambiente para guardá-lo depois da leitura, deve-se usar a toalha para embrulhar cuidadosamente o baralho guardando-o assim protegido. Este recurso pode ser usado também no caso de você precisar transportar o baralho para colocá-lo em outro lugar, que não seja no local de costume, indo sempre baralho e toalha juntos, sendo uma maneira de se levar o local de leitura das cartas junto das cartas. Mas é MUITO IMPORTANTE considerar o seguinte: apenas cartomantes experientes devem colocar cartas fora do seu ambiente de costume, pois estes locais estranhos não estarão preparados, e dependerá mais ainda de sua habilidade para se ter êxito na leitura.
Tarólogo Lucas Lopes
lucas_tarologo@hotmail.com
cel: (79) 8146-4415/ 8866-9320

sábado, 29 de dezembro de 2012

O TARÔ DE WAITE


Tarô Rider-Waite
Lívia Krassuski
    
Arthur Edward Waite (02.10.1857 – 19.05.1942), místico e ocultista inglês, apesar de ter nascido em Nova Iorque, EUA, viveu em Londres, Inglaterra, a partir da idade de dois anos. Foi um grande estudioso e renomado escritor nos campos do esoterismo e da maçonaria. Escreveu, traduziu ou contribuiu para mais de setenta livros, além de ter publicado um número ainda indeterminado de artigos e estudos. Dentre estes, destacam-se Os Mistérios da Magia (1886, edição revista em 1897), resumo da produção literária do renomado ocultista francês Eliphas Lévi; A Verdadeira História dos Rosa-Cruzes (1887, revisado em 1924 sob o título de A Irmandade Rosacruz; Compêndio de Cartomancia, Quiromancia e Adivinhação (1889). Foi membro da maçonaria, da Societas Rosicruciana in Anglia e daOrdem Hermética da Aurora Dourada (Hermetic Order of the Golden Dawn), uma das mais importantes fraternidades ocultistas do século XX. Após a dissolução desta ordem, Waite constituiu uma outra em 1915, Fellowship of the Rosy Cross, que perdurou por cerca de cinco anos, apenas.
O Tarô de Arthur Waite
Em 1910, Waite publicou um baralho de tarô que se tornou amplamente difundido até os dias
Pamela C. Smith
[U.S. Games]
de hoje, conhecido como Rider-Waite, por causa de seu primeiro editor, William Rider & Son. Waite concebeu-o para uso prático e orientou um outro membro de sua confraria, a artista Pamela Colman Smith (16.02.1878 – 18.09.1951) para que o ilustrasse. Este conjunto de cartas foi originalmente produzido por ocasião da publicação de seu livro A Chave para o Tarô (The Key to the Tarot), 1909-10.
Este tarô obedece à estrutura de 78 cartas que se convencionou desde o século XVII. Esteticamente, aproxima-se do padrão de Marselha; não houve atualização cultural para a época em que foi desenhado (Europa do início do século XX).
Waite, em 1911
[freemasonry. bcy.ca]
Por isso, as figuras estão trajadas à moda medieval, com algumas referências clássicas, a exemplo da coroa de louros, que aparece em diversas figuras. As cartas têm cerca de 7x12cm e os cantos arredondados. Todas são assinadas no canto inferior direito com o monograma da artista, as iniciais P.C.S.
Na versão original, todas as inscrições foram feitas à mão por Pamela C. Smith.
Dorso original
[Rider & Son]
Dorso refeito
[US Games]
As cartas foram impressas em uma gama limitada de cores, devido às condições técnicas de impressão da época, e o verso das cartas possuía um desenho em estilo Tudor de rosas e lírios em azul pálido. As pranchas originais, infelizmente, foram destruídas por um bombardeio durante a 2ª Guerra Mundial, e o baralho não foi mais editado até a década de 70, quando a editora US Games, de Stuart Kaplan, comprou seus direitos. Kaplan recoloriu as lâminas a partir dos desenhos a traço, procurando restaurar a suposta vivacidade original das cores. Substituiu a caligrafia por fonte padronizada, para que o baralho tivesse a mesma identidade nas versões traduzidas para outros idiomas, e também substituiu o desenho do verso por um padrão tarotée azul e preto.
Este trabalho resultou na edição 1971, produzida pela U.S. Games Systems/AGM Muller. Por ter sido autorizada pela filha de Waite, Sybil, é considerada a versão “oficial”. Devido à grande popularidade deste tarô, nas décadas seguintes foram produzidos inúmeros “clones” dele, inclusive uma versão pintada com uma gama maior de cores, conhecida como Universal Waite. Mais recentemente, a US Games, em associação com a Rider & Co, lançou uma versão denominada The Original Rider-Waite, fac-símile retocada de um dos primeiros exemplares, com as cores esmaecidas pelo tempo e caligrafia original da artista.
Três diferentes edições: "Original", à esquerda, publicada pela US Games (1993);
"Oficial", ao centro, publicada pela AGM Muller, em 1971;
"Universal", à direita, redesenhada e publicada pela US Games (1990).
Arcanos Maiores
Se considerarmos o tarô de Marselha como referência, verificamos que os 22 arcanos maiores foram cuidadosamente redesenhados neste baralho e algumas alterações importantes foram feitas. Confiram as principais na seqüência.
O Louco, no tarô de Marselha, não possui numeração, característica que lhe permite transitar e situar-se em qualquer posição entre os demais arcanos. Waite acrescentou-lhe o número “0”, determinando sua posição como inicial, anterior ao arcano I, O Mago. Tanto isto não é consenso que alguns baralhos reservam a’O Louco a penúltima posição (arcano XXI), antes de O Mundo, o último dos arcanos maiores. Outra alteração importante: o personagem volta-se para a esquerda, e não para a direita, como ocorre no desenho de Marselha. Esta mudança de posição na figura aparece em vários outros arcanos.
O Louco
Marselha
O Louco
Waite
O Mago
Marselha
O Mago
Waite
Cartas do tarô de waite
No caso do arcano I, O Mago, Waite vestiu o saltimbanco como sacerdote e “limpou” sua mesa, deixando sobre ela, de modo bem claro, somente os símbolos dos quatro naipes das séries menores. O bastão, que originalmente estava em sua mão esquerda, passou para a direita. Esta inversão entre esquerda e direita também observamos em outros arcanos. O chapéu de abas moles, que sugeriam o desenho da lemniscata, símbolo do infinito, foi substituído pelo símbolo propriamente dito. O mesmo foi feito no arcano XI, A Força.
Quanto ao arcano II, A Papisa: Waite retirou-lhe a conotação católica, denominando-a A Grande Sacerdotisa. O símbolo de Ísis, deusa egípcia, coroa-a em lugar da mitra. Em suas laterais, acrescentou as duas colunas do Templo de Salomão, Jaquim e Boaz e, a seus pés, a lua, símbolo do feminino e também uma correlação astrológica.
A Imperatriz (arcano III): para mais claramente expressar os atributos de fertilidade e geração deste arcano, a paisagem à volta da figura central, que usualmente é representada grávida, remete a essas qualidades: um riacho, um bosque, uma plantação de trigo. Em seu escudo, ao invés da águia, o símbolo do feminino ou de Vênus. O Imperador (arcano IV) de Waite está sentado num trono adornado com cabeças de carneiro, em alusão ao signo de Áries.
A Grande Sacerdotisa
Waite
O Imperador
Waite
Os Enamorados
Marselha
Os Enamorados
Waite
Cartas do tarô de waite
O Papa, arcano V, também perdeu sua denominação católica: foi chamado O Hierofante. No entanto, o desenho permaneceu bastante fiel ao de Marselha.
Em Os Enamorados, arcano VI, uma modificação muito importante: ao invés de um homem e duas mulheres, vemos, sob o anjo, as figuras de Eva e Adão no Jardim do Éden.
Em O Carro, arcano VII, a alteração mais perceptível é a substituição dos cavalos por esfinges. O arcano X, A Roda da Fortuna, foi substancialmente modificado: ao centro, pairando entre nuvens, vemos a roda de Ezequiel, tal como foi desenhada por Eliphas Lévi. Em sua inscrição as letras T, A, R, O foram associadas a símbolos astrológicos e às letras hebraicas do tetragrammaton (yod, he, vav, he), o nome impronunciável de Deus que teria sido revelado a Moisés no monte Horeb. Esta palavra, para os cabalistas e ocultistas, é a mais sagrada que existe; encerra todo o saber divino e humano, o poder gerador de todo o universo. Três seres alegóricos giram à sua volta: uma esfinge, uma serpente e um demônio. Nos quatro cantos da carta, os quatro animais arquetípicos, águia, homem divino, touro e leão, que também se correspondem a yod, he, vav, he.
Roda da Fortuna
Waite
O Sol
Jean Noblet (1650)
O Sol
J. Viéville (1650)
O Sol
Waite
Cartas do tarô de waite
Desde o séc. XVIII o arcano XIII não tem seu nome escrito na carta, (fato que se observa em alguns baralhos mais antigos, como o de Jean Noblet, de 1650), mas Waite fez questão de escrever: A Morte, que chega a cavalo, implacável. Ao fundo, porém, vemos o sol nascer no horizonte, simbolizando que a vida se renova continuamente.
Para o arcano XIX, O Sol, Waite resgatou uma representação de antigos tarôs em que se via uma criança ou jovem nua montada em um cavalo, ao invés do desenho de duas crianças, como podemos ver no baralho de Jacques Viéville, de 1650.
Os Arcanos Menores
Os arcanos menores são estruturados em quatro séries (naipes) de catorze arcanos, sendo dez numerados de 1 (ás) a 10 mais as quatro cartas da “corte”, sem número: pajem, cavaleiro, rainha e rei. Os quatro objetos representados por cada naipe correspondem aos quatro elementos e relacionam-se aos quatro planos da manifestação humana: moeda-terra (aspecto material); espada-ar (aspecto mental); taça-água (aspecto afetivo/sentimental) e bastão-fogo (aspecto espiritual/intuitivo).
Nas ilustrações das figuras da corte há referências mais explícitas ao elemento que diz respeito a cada naipe.
Os demais arcanos menores possuem cenas ilustrativas que imprimem um significado mais específico às cartas que eram originalmente cifradas, sem nenhuma referência para interpretação (dois de espadas, três de copas, e assim por diante). Waite não foi o primeiro a lançar mão desse recurso; a partir do séc. XVIII, Etteilla e Mlle. Lenormand já o haviam feito para facilitar a leitura, numa época em que a cartomancia já era muito popular.
Exemplificando: a carta Dez de Copas, para Waite, significa “contentamento, descanso do coração por inteiro; a perfeição da amizade e do amor humano”. No baralho de Marselha encontramos o desenho de dez taças (copas) perfiladas.
  
Tarô deMarselhaTarô Waite
No baralho de Waite, as dez taças estão num arco-íris sobre um casal abraçado e crianças brincando, ou seja, uma cena do cotidiano que ilustra sua interpretação para a carta.
Apesar de não se tratar propriamente de uma inovação, o baralho Rider-Waite teve impacto revolucionário, tendo sido por muitos considerado o primeiro tarô moderno. Inúmeros autores basearam-se em seu modelo para a criação de outros tarôs.
Simbologia e Estética
Todos os baralhos produzidos com a mesma estrutura do tarô de Marselha têm basicamente a mesma simbologia. Entretanto, cada baralho possui uma apresentação estética que lhe é característica, dada pelo trabalho de um certo indivíduo, numa determinada época e local, dentro de um certo contexto sócio-cultural. As diferenças no desenho de um mesmo arcano em baralhos diferentes revelam uma determinada intenção de significado que, em alguns casos, resultam numa variação muito grande. Cabe aqui uma crítica aos redesenhos modernos do tarô, como o de Waite: são comparáveis a “fotos com legendas”, onde cada autor “explica” os arcanos segundo sua interpretação pessoal, reduzindo drasticamente as múltiplas significações que poderiam ser a eles originalmente atribuídas. Ainda que baseados numa interpretação tradicional, não existe consenso a respeito do significado divinatório das cartas, principalmente os arcanos menores. Por este motivo, a leitura do jogo, nos tarôs modernos, fica totalmente condicionada às suas ilustrações.
A Doutrina da Golden Dawn
Apesar do fato de os tarôs mais antigos não serem numerados nem trazerem nomes nas cartas, exceção feita ao baralho de Mantegna-Dürer, observa-se que desde o início do séc. XVII fixou-se um padrão de ordenação que permanece até a atualidade.
Em vista disso, outra crítica pode ser feita ao trabalho de Waite na concepção deste tarô. Trata-se, a meu ver, de uma alteração ainda mais séria, pois incorreu numa deturpação do sistema: a posição estrutural do arcano 8. A Justiça foi trocada pelo arcano 11. A Força, embora mantendo a simbologia clássica de cada arcano. Por que ele teria feito isso?
Na Ordem Hermética da Aurora Dourada, na qual Waite ocupou os mais altos postos hierárquicos, havia um caminho iniciático a ser trilhado por seus discípulos por meio de estudos, meditações e rituais de magia. Dentro da proposta meditativa e ritualística desta ordem, os arcanos do tarô foram associados às letras hebraicas e aos caminhos da árvore da vida cabalística de uma certa maneira. A posição dos arcanos 8 e 11 ficou invertida por causa da correlação seqüencial do alfabeto hebraico com as letras que foram atribuídas a cada arcano para representar a formulação doutrinária da referida ordem.
Para saber mais a respeito, veja Tarô e Qabbalah, por Rui Sá Silva Barros e
Tarot & Kabbalah – Os Caminhos da Árvore da Vida, por Constantino  K. Riemma.
Tarô, Cabala e Astrologia
O primeiro estudioso a associar o tarô com a cabala foi Eliphas Lévi (Paris, 1857). S.L. MacGregor Mathers, William Wynn Westcott e W.R. Woodman, fundadores da Ordem da Aurora Dourada (Londres, 1888), também o fizeram, mas situando os arcanos em posições distintas das propostas por Lévi. Traçaram, também, correspondências astrológicas com o tarô. Sustento, porém, que a correlação do tarô com esses sistemas serve a fins mágicos e ritualísticos dentro de escolas específicas e nada tem a ver com a simbologia convencional do tarô.
É importante destacar que os textos cabalistas tradicionais não estabelecem qual dos 22 caminhos da árvore da vida é detentor de determinada letra hebraica, nem determinam qual é sua seqüência numerada correta. Apenas revelam que a evolução espiritual deve percorrer 32 degraus (22 caminhos + 10 sephirot) e o percurso a ser trilhado faz parte deste aprendizado. Por isso, dezenas de modelos foram traçados, que resultaram em diversas escolas que se orientam por estruturas divergentes entre si. Cada letra que é escolhida é potencializada num caminho de acordo com o interesse em desenvolver a força de atração ou repulsão de sua energia. É devido a este fato a proliferação de tantas escolas cabalísticas (e tantas outras ocultistas) e de tantos tarôs que relacionam um mesmo arcano a diferentes letras hebraicas.
Por isso, faço minhas as palavras de Nei Naiff (2002, pág. 240), ao se referir ao tarô como oráculo: “... o tarô se adapta a qualquer sistema, mas não podemos fazer uso do sistema adaptado, pois limitaremos a ação dos arcanos e entraremos em outra egrégora ou situação arquetípica. Todo o trabalho destes mestres em ocultismo foi digno para sua época e seus valores, mas hoje só causa confusão nos estudantes de tarô, tanto no aprendizado quanto na prática.”
    
Referências bibliográficas e créditos
NAIFF, Nei, Tarô, ocultismo & modernidade – estudos completos do tarô, volume I. São Paulo, Elevação,
     2002.
NICHOLS, Sallie, Jung e o Tarô – Uma Jornada Arquetípica. São Paulo, Cultrix, 1997.
MEBES, G. O., Os arcanos maiores do tarô. São Paulo, Pensamento.
WAITE, Arthur Edward, As ciências ocultas – compêndio de doutrina e experimentação transcendental.
     Rio de Janeiro, Ediouro, 1985.
WANG, Robert, O tarô cabalístico – um manual de filosofia mística. São Paulo, Pensamento, 1998.
    Consultas na Internet:
http://www.controverscial.com/Arthur_Edward_Waite.htm, acesso em 07.04.2007.
http://www.aeclectic.net/tarot/cards/original-rider-waite/review.shtml, acesso em 10.04.2007.
    Ilustrações:
The Rider-Waite Tarot. U.S. Games Systems, Inc., USA
www.letarot.com - site do restaurador Jean-Claude Flornoy;
http://www.camoin.com/pt/look/look.asp - do restaurador P. Camoin e A. Joddorowsky
www.trionfi.com - site-museu de baralhos.
  1. FONTE: CLUB DO TARÔ

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PREVISÃO DO ANO DE 2013 PARTE 02


O Orixá regente do ano de 2013 é o Orixá oxossi.
Oxossi é o Orixá da caça, chamando muitas de Ode Wawá, ou seja, "caçador dos Céus". É a divindade da fartura, da abundância, da prosperidade. Ele é um dos Orixás mais importantes das religiões afro descendentes, também pode ser comparado na umbanda como caboclo.
O ano de 2013 podemos dizer que será um ano de muita fartura e prosperidade, pois é uma das características de oxossi.
A carta do baralho cigano que representa oxossi e que por sinal é a carta regente de 2013 é a árvore, que significa o crescimento de tudo o que foi plantado a colheita do que foi semeado.
Também esta carta representa, as novas oportunidades que surgirão em 2013.
Já a carta o Urso, sugere que tenhamos bastante cuidado com a falsidade, o olho grande e a inveja, pois em 2013 por ser um ano de fartura e crescimento para aqueles que tem objetivos, o mal ficara bem mais presente em nossas vidas.
Também em 2013 será um ano que a linha do oriente isto é os ciganos estará bem presente em nossas vidas, aumentando assim o nosso poder intuitivo e espiritual.

Orixá regente: oxossi
Cor : verde
Numero do ano: 06
TARÓLOGO LUCAS LOPES

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

SER TARÓLOGO

 As cartas do Tarô são símbolos mágicos, capazes de acessar nossas questões e conteúdos inconscientes. Com o Tarô, podemos entender melhor nosso momento e o que se passa em nossa vida – interna e externamente.
    Mas para que isso seja possível, é necessário saber interpretar este conhecimento tão antigo e especial.E é isso que faz um tarólogo: interpreta, ou traduz, símbolos que refletem aquilo que, naquele momento, precisamos saber.
    E ser tarólogo não é simples. É necessário estudo, conhecimento e dedicação.É importante ter o conhecimento apropriado em relação a esta linguagem, além de muita prática.Responsabilidade e ética, qualidades tão importantes nos dias de hoje, também devem estar presentes.
Estudar, Study - oracle cards, by Doreen Virtue
Ouvir, Listening - oracle cards, by Doreen Virtue
EstudarOuvir
[Healing with the angels oracle cards, by Doreen Virtue]
    Aprender a interpretar os arcanos do Tarô é uma tarefa muito prazerosa, porém árdua, exigindo não apenas dedicação, como também preparo para enfrentar esta longa jornada.Ter contato com as cartas implica em uma viagem sem volta que começamos sem saber a qual destino chegaremos. Partimos do Louco e, tal qual ele, atiramo-nos a uma longa e aventurosa viagem. É, antes de tudo, um caminho de descobertas, principalmente em relação a nós mesmos. Ao aprender esta nova linguagem, caminhamos rumo ao desconhecido e, com isso, mergulhamos em nossas mais profundas questões.
    É, com toda certeza, uma viagem fantástica, da qual sem dúvida retornaremos mais maduros, conscientes e evoluídos. Se é que podemos falar em voltar. Rumamos, de fato, em direção ao futuro e ao nosso mais verdadeiro EU. Fazendo esta jornada de forma intensa e profunda, estamos relativamente prontos para seguir em frente e, quem sabe, nos intitularmos tarólogos.
    Em minha opinião, é possível a leitura das cartas de duas formas: embasando-se única e exclusivamente na teoria, ou apenas utilizando a intuição. No entanto, acredito que um bom tarólogo domina a teoria e utiliza sua intuição. Conhece a teoria, sabe o que o conteúdo de cada carta tem a dizer, mas segue também sua intuição e sensações, que geralmente são despertadas quando estamos neste caminho.
    Para ser tarólogo não basta o conhecimento e a intuição, é necessária muita prática antes de fazer a leitura de taro para outras pessoas. Devemos ter em mente o tamanho da responsabilidade que temos ao dizer algo a alguém. Justamente por isso, é preciso saber o que e como falar.
    Obviamente, por razões éticas, temos que falar tudo aquilo que está dito nas cartas. Mas existem maneiras e maneiras de falar. Temos que ter em mente que como tarólogos somos conselheiros, orientadores. Mas, antes de tudo, intérpretes. Estamos diante do cliente interpretando as indicações de como se sente e do que tende a acontecer. Mas cabe ao cliente, e somente a ele, decidir o que fazer com toda e qualquer informação que passarmos para ele. Jamais podemos interferir de maneira incisiva em suas escolhas, forçando-o por um ou outro caminho.
    Devemos apenas , de forma objetiva, direta e, algumas vezes sutil, orientar sobre o que não está sendo olhado e considerar todas as possibilidades presentes, sem nunca tomar uma decisão pelo outro, trazendo para si tão grande responsabilidade.
    Apesar de excelentes profissionais atuando nesta área, acredito que esta seja uma grande deficiência existente na formação de um tarólogo. O saber lidar com pessoas, de forma ética e responsável.
    Acredito ser a profissão de tarólogo tão séria e respeitável como qualquer outra, merecendo o devido respeito e reconhecimento. É importante que nós, tarólogos, tenhamos consciência disso, pois nossa imagem somos nós mesmos que projetamos. Assim, é fundamental estudo, prática e responsabilidade. Além da sensibilidade, indispensável para lidar com pessoas.
FONTE:http://www.clubedotaro.com.br/site/p57_prof_titi.asp

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SAL GROSSO E SEUS FUNDAMENTOS

SAL GROSSO CIENTIFICAMENTE PROVADO SAL GROSSO - ONDA VIOLETA 
Quem diria! O Sal grosso tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta! Interessante!!! Por isso 

que funciona... Aproveitem! Os Poderes do Sal Grosso

O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes.
Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de energias nefastas.
O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas.
Ele tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos
Visto ao microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados.

As energias densas costumam se concentrar nos cantos da casa, por isso, colocar um copo de água com sal grosso ou sal de cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve. Para uma sala média onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos é suficiente. Em dois ou três dias, já se percebe a diferença. Quando se formam bolhas é hora de renovar a salmoura.

A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é, as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação.

A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite, no quarto, para que o sono não seja perturbado.

Já foi considerado o ouro branco (salmoura para conservar alimentos).
Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo descritas:

Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.

Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos e caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada.

A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa.

Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.

Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal.

Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra.

Também tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a vontade de viver.

No Japão, o sal é considerado poderoso purificador.
Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora.

Símbolo de lealdade na luta de sumô.
Os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade. Use esse poderoso aliado!

É barato, fácil de encontrar, e pode lhe ajudar em momentos de dificuldade e de esgotamento energético!

Modo de tomar o banho de sal grosso

Após seu banho convencional, deixe um punhado de sal grosso escorrer do pescoço para baixo, embaixo da água da ducha.

Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo.

Para quem mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias.

Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias ruins e é relaxante.

O famoso banho de assento, com água morna e bicarbonato de sódio, é excelente para a higiene íntima, pois evita infecções.

Mas no banho, o único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado.
Uma opção que agrada muitas pessoas é colocar um punhado de sal dentro de uma meia, e repousar esta na nuca (atrás do pescoço) debaixo da ducha.
Não são aconselháveis banhos frequentes com o sal.
Dê preferência para os banhos na fase da Lua Cheia, utilize velas no banheiro, e se quiser ativar sua intuição, apague as luzes do banheiro.

Benefícios de banhos e escalda pé com sal grosso. •

Fisiológicos:
Ajuda a desintoxicar o corpo e afastar os vírus.
Estimula a circulação natural para a melhoria da saúde
Ajuda a aliviar o pé do atleta, calos e calosidades.
Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações.
Ajuda a aliviar artrite e reumatismo
Ajuda a aliviar a dor lombar crônica

Benefícios estéticos:
Tira as impurezas da pele
Alivia irritações da pele como psoríase /eczema.
Alivia comichão, ardor e picadas.
Suaviza e amacia a pele• Incentiva a pele se renovar.
Ajuda a curar as cicatrizes.
Restaura o equilíbrio a umidade da pele.

Ocupacional:
Alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna
Alivia a tensão nas mãos e punhos.
Ajuda a aliviar lesões ocorridas nas práticas esportivas.

Psicofísica:
Proporciona um relaxamento profundo
Ajuda a aliviar o estresse e tensão




Tarólogo Lucas Lopes

lucas_tarologo@hotmail.com

cel: (79) 8146-4415/8866-9320

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL


Desejo  a todos um feliz natal e um prospero ano novo, com muita paz, alegria, prosperidade, espiritualidade e bondade, que seus sonhos possam ser realizados!!
esses são os votos do tarólogo mago athael

domingo, 16 de dezembro de 2012

Previsões para 2013 parte 01

Diante de varias situações que nos trazem grandes perdas e decepções, se inicia no ano de 2013 um período em que todos devem colocar a paciência em pratica, algumas mudanças devem vim, essas mudanças trará alguns resultados negativos para o Brasil.
O que eu vejo nas cartas é que muitos desses resultados negativos tem a ver com a floresta amazônica e  a natureza , já que segundo as cartas haverá grandes catástrofes naturais.
Também segundo as cartas a nossa presidente Dilma poderá tomar decisões precipitadas em relação a como conter o desatamento e a educação, o ano de 2013 mostra ser um ano difícil para a presidente, já que decisões erradas do passado pode vim atona no presente, hoje Dilma passa por um período de indecisões de como resolver  assuntos financeiros do Brasil e crises que podem vim.
É neste momento que entra a carta self no jogo, que mostra a importância do equilíbrio em gastos financeiros para nos brasileiros, no ano de 2013 devemos fazer cálculos estudados de como evitar gastos excessivos até porque em 2013 pode vim crises financeiras e o aumentos dos preços de alimentos e eletrodomésticos.
A carta a torre aparece mostrando um futuro próximo para o Brasil, esta carta nos mostra o quanto devemos ter cuidado com os nossas decisões, já que esta carta nos avisa sobre perdas e barreiras.
É possível imaginar ou pensar que estamos regredindo já que a segurança, a corrupção o analfabetismo e o vicio esta cada vez mais tomando conta das nossas cidades e dos nossos jovens.
A esperança é que venha novos governantes, já que em 2013 entra os novos prefeitos e vereadores escolhidos pelo povo, todo o Brasil espera que esses governantes sejam honestos e justos.
Sobre o ano de 2013 só tenho a dizer que o amor no coração, a caridade, a perseverança e a luta para alcançar nossos objetivos podem sim trazer felicidades, paz e alegria.
Grandes bênçãos espirituais estão por vim, a espiritualidade estará mais clara no ano de 2013, grandes espíritos de luz vão encarna para uma ajuda futura, novos projetos vão ser colocados em pratica pelos nossos lideres políticos e governantes.
Que 2013 venha nos trazendo equilíbrio para aprendermos amar nosso próximo!
Que assim seja!!
Lucas Lopes Tarólogo e espiritualista


Em breve as cartas regentes do ano de 2013 e mais previsões.
entre em contato: lucas_tarologo@hotmail.com
                      tel: (79) 8146-4415/ 8866-9320
MARQUE SUA CONSULTA!!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

COMO USAR O INCENSO APRENDA

Se preferir acender com um isqueiro - é sinal que acredita em sua força mental e em seu pensamento positivo, para a limpeza que será feita.
Se preferir acender com um fósforo - significa que acredita que os elementos do ar, os silfos e silfídes, estarão ajudando na limpeza de sua casa. 
Ao acender o incenso, mentalize uma oração (a que mais lhe agradar).
Segure o incenso com a mão esquerda, e em cada canto dos cômodos faça o sinal da cruz com seu dedo mediano. 
Não pare a sua oração mental ou falada, pois tudo o que é negativo está impregnado nos cantos e deve diluir-se o mais rápido possível. 
Para preservar por mais tempo essa limpeza, jogue um pouco de sal nos cantos. 
Encare o incenso como um primeiro socorro à sua casa, procurando queimar pelo menos um, todos os dias, pois assim manterá o ambiente sempre limpo e bem protegido. 
Senão puder acender um todos os dias, faça-o pelo menos de 3 em 3 dias.
 


PROPRIEDADES DE CADA INCENSO 

Os Incensos são misturas de ervas, aromas, ou seja, misturas de componentes alquímicos que possuem a função básica de elevar espiritualmente, tanto o ambiente como o próprio ser, servindo como agente mediúnico das intenções humanas ao Astral.

Propriedades
Abeto-Combate à fadiga.
Absinto-Perfume exótico que estimula a imaginação, criatividade e sensualidade. Favorece a clarividência, e também, para proteção e amor.
Acácia-Evita pesadelos e transmite um sono tranqüilo. Bom para saúde e sucesso nos negócios.
Agreste-Estimulante e antidepressivo.
Água Fresca-Combate à dificuldade de concentração.
Alecrim-Planta sagrada usada na magia e na medicina das mais antigas tradições. Afasta a depressão, purifica o local em questão, eleva o nível de pensamentos, acalma as pessoas.
Alfazema-Eleva o astral, transmite tranqüilidade, acalma a mente, evita estress e nervosismo, atrai a paz, é recomendado para pessoas sensíveis a odores e para crianças.
Algas-Combate tensão e ansiedade.
Almíscar-Aumenta a sorte o sucesso e a intuição, fornece confiança, inspira determinação e estimula para o amor.

Aloe Vera (Babosa)-Conhecida desde os tempos bíblicos por suas propriedades curativas que agem do nível do espírito para o corpo físico.
Âmbar-Elo de ligação à energia cósmica, produz atração divina e espiritual. Bom para dar início a qualquer atividade e vencer a timidez. Protege dos maus espíritos e do mau olhado.
Amêndoas-Combate à insônia e seus males.
Andiroba-Combate à preguiça.
Angélica-Aumenta a proteção.
Anis-Combate vertigens apreensão.
Anis Estrelado-Atrai a boa sorte.
Anjos-Protege contra o mal em geral, possibilita os sonhos proféticos e a visão.
Anti-Fumo-Purifica o ar restaurando a vibração energética.
Anti-Magia-Retira energias negativas.
Aradhana-A essência do mais puro Jasmim que tranqüiliza e induz ao relaxamento. Aradhana significa suprema devoção.
Arruda-Confere proteção espiritual e aumenta a segurança. É muito eficiente na eliminação de energias negativas e sua purificação. Autodefesa. Poderosos para inveja e mau olhado.
Artemísia-Faz aflorar a clarividência.
Bálsamo-Indicado para harmonizar e acalmar ambientes carregados. Afasta negatividades. Combate à irritabilidade.
Baunilha-Combate depressão e atitudes impulsivas.
Benjoim-Aumenta a criatividade, seja em trabalhos artísticos ou escritos, expulsa osespíritos malignos. Usado também para proteção, sucesso, riquezas e felicidade. Purifica o ambiente, atraem energias positivas e combate as forças negativas.
Bergamota-Relaxante.
Bouquet-Combate à frieza emocional.
Cajepute-Combate desânimo e apatia.
Calandre-Relaxante, combate insônia.
Calêndula-Conforta o coração e o espírito. Pode ser usado em terapias no sentido maisamplo, por suas propriedades benéficas.
Camomila-Aroma leve e agradável com propriedades calmante e sedativa. Acalma o sistema nervoso.
Cananga-Possui propriedades afrodisíacas.
Canela-Anti-séptico, pode ser utilizado no quarto dos doentes. Traz bons fluídos financeiros, boa sorte, felicidade e alegria de viver, tranqüiliza o ambiente. Exala um odor muito sensual.
Cânfora-Aumenta a realização emocional e profissional e elimina todo tipo de energia negativa. Produz limpeza astral, dissolve energias densas e alivia antigos ressentimentos.
Capim Cheiroso-Para perfumar ambientes.
Capim Limão (Lemongrass) -Possui efeito tônico e estimulante. Indicado para pessoas depressivas, acomodadas e sem ânimo.
Cardamono-Controla o comportamento explosivo.
Cedro-Usado como rejuvenescedor, acredita-se que proporcione longevidade. Foi usado no Egito como componente para embalsamar. Seu aroma masculino está ligado a tradicional reputação de afrodisíaco. Muito indicado para purificar os ambientes, pois atrai vibrações de harmonia. Quanto aos negócios, ajuda a ter sucesso com as vendas. Bom para concentração.
Cenoura-Limpa a mente estimulando a reflexão.
Cereja-Afrodisíaco.
Césamo-Combate insegurança, medo.
Chandan -Incenso de sândalo de qualidade superior. Cria no ambiente uma atmosfera de bem estar. Indicado para meditação.
Cipreste- Aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio. Proporciona prosperidade e fortuna.
Citronela-Tranqüilizante. Afasta os insetos.
Citrus-Combate nervosismo e depressão.
Coco-Traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões.
Copaíba-Estabiliza emoções fortes.
Cravo-Abre os caminhos, atrai dinheiro, destrói as energias negativas reinantes e confere segurança. Indicado para energizar comércios e negócios. Bom para pessoas que exigem muito da voz.
Cravo e Canela-Bem estar físico e mental.
Cristal-Mistura de cânfora, olíbano e benjoim. Ótimo para limpeza de ambientes carregados.
Dama da Noite-Estimula a sensualidade.
Ecstasy-Formulação especial de rosa, canela, jasmim, Ylang-Ylang, âmbar e beijoim. Combate à depressão e o pessimismo.
Erva Cidreira-Confere felicidade e sucesso; assim como promove o encontro de verdadeiro amor.
Erva Doce-Eficaz no "olho gordo", também promove a harmonia e paz.
Eucalipto (Eucalyptus) -Renova as energias e promove uma verdadeira limpeza energética do local. Estimula e refresca a mente, aumenta a concentração. Provoca uma reavaliação de conceitos e valores. Auxilia em problemas respiratórios, antibióticos respiratório em geral.
Flor de Laranjeira-Relaxante, proporciona um sono tranqüilo. Estimulante da memória e da concentração, reduz ansiedade emocional.
Flor de Lótus-Atrai altas vibrações espirituais. Traz boa saúde, abundancia de bens materiais, felicidade, vida longa.
Flor de Pitanga-Fortalece o emocional.
Flor do Campo-Combate desgosto e apatia. É ótimo para crianças.
Flor do Nepal-Combate à depressão e estimula a reflexão.
Floral-Mistura de flores perfumadas, para o aspecto emocional, tranqüiliza e relaxa.
Frenesi-Relaxante e afrodisíaco.
Funcho Doce-Espanta crises existenciais e depressão.
Gardênia-Restaura a paz, protegendo a alma.
Gengibre-Combate cansaço e fadiga. Gnomos e Duendes gostam deste aroma.
Gerânio-Poderoso anti-stress, é um estimulante para casos de fadiga física ou desgaste mental. Aumenta a coragem, afugenta o medo, protege contra prejuízos e perigos. Excelente para benzer um novo lar. Para fechar bons negócios.
Gita-Incenso de gerânio. Regenerador emocional. Aumenta a capacidade de superar obstáculos.
Grape Fruit-Aguça a imaginação.
Harmonia-Traz equilíbrio energético ao ambiente.
Herbal-Combate tensão e insegurança.
Hora Íntima-Estimula a sensualidade.
Hortelã-Anula as energias negativas. É muito indicado para aumentar a compreensão, o poder de decisão, a ordem e a consciência ecológica.
Hortelã Pimenta-Estimula a criatividade.
Incenso da Sorte-Aroma proveniente de uma fruta exótica da Austrália semelhante à cereja. Proporciona boa sorte.
Indian Gold-Sua composição com menta e lavanda proporciona relaxamento e aumento da acuidade intelectual.
Indígena-Ameniza pequenos males.
Ipê Roxo-Estimula a concentração.
Jaborandi-Traz bem estar e energias positivas.
Jasmim-Sagrado na antiga Pérsia, acalma a mente, harmoniza emoções e induz ao otimismo. Usado para receber benção, proteção e sorte. Ajuda a aumentar as energias espirituais. Bom para ser usado em preces, meditações, relaxamentos; emana amor espiritual. Aumenta a resistência física e melhora os negócios. Acalma o ambiente. Bom para pessoas sombrias e tímidas.
Kashmir-Valoriza e da um ar de sensualidade ao ambiente.
Lama Negra-Controla a euforia em demasia.
Lavanda-Elimina a depressão e confere um sono tranqüilo. Próprio para meditações respiratórias. Relaxa, acalma e refresca a mente. Traz boa sorte e tranqüilidade aos negócios e relacionamentos.
Limette-Traz ânimo e disposição.
Lírio-Estimula a criatividade e a presença de espírito. Seu aroma eleva os pensamentos e refina as emoções.
Lírio do Vale-Promove a paz espiritual, acalma os nervos e reduz acessos de raiva.
Maçã-Dá disposição para o desempenho das tarefas diárias.
Maçã Verde-Beneficia a saúde física, ajuda as pessoas enfermas e convalescentes. Poderoso auxiliar em todos os processos de cura física.
Madeira-Para obter glória individual e em empreendimentos.
Madressilva-Regenerador em todos os níveis. Ideal para ser usado em trabalhos de cura.
Manjericão-Traz sorte, felicidade, prosperidade e proteção.
Maracujá-Estabiliza o emocional.
Marine-Estimula a criatividade e a personalidade.
Megha Mala-Incenso preparado com resinas de madeira. Seu aroma traz ao usuário tranqüilidade e segurança emocional.
Mel-Indicado para suavizar momentos difíceis e adoçar relacionamentos. Atrai sucesso, brilho e reconhecimento.
Mel e Rosas-Uma exótica combinação que induz atmosfera de romantismo e sensualidade.
Melaleuca-Sensação de bem estar.
Melissa-Combate apreensão e insônia.
Menta-Estimula a inteligência e facilita a assimilação de informações nova.
Mil Flores-Canaliza força para as realizações pessoais.
Mirra-Estimula a intuição. Eficaz para afastar o mal e quebrar encantos em rituais de magia. Popularmente usado para proteção energética, além de ser usado para limpezas espirituais, também afasta influências maléficas. Cria um bom ambiente para preces, meditações e trabalhos espirituais.
Morango-Para acalmar ambientes, refresca atmosfera tensa.
Moscatel-Energizante, aguça a criatividade.
Musgo de Carvalho-É aconselhável para a cura, tanto emocional como material.
Musk-traz sensualidade ao ambiente.
Narciso-Traz amor e afetividade.
Nardo-Concede intuição.
Noz Moscada-Alegra o ambiente e atrai dinheiro, da maneira justa e merecida. Aumenta o grau de segurança emocional. Gera energia e disposição, melhora as condições materiais.
Olíbano-Atuam na respiração, relaxamento e harmonização. Considerava- se que servia para apaziguar os deuses.
Om Shanti-Laranja e Patchouli. Acalma trazendo otimismo e alegria.
Ópium-para energizar o ambiente. Desperta a sensualidade de forma sutil e-envolvente.
Orquídea-Indicado para purificar o ambiente de trabalho e, ajudar a encontrar soluções para problemas práticos.
Paco-Combate à agressividade e estimula o raciocínio.
Palmarosa-Combate insônia.
Papaia-Energético, traz disposição.
Paradise-Mistura de mirra e benjoim. Tem ação repousante e relaxante. Facilita a meditação e expande o campo da consciência. Proporciona elevação espiritual.
Patchuli -Traz abundância e reativa a fertilidade. Proporciona paz de espírito. Facilita a meditação e aguça a intuição. Atrai o sexo oposto, dizem que quando usado no corpo perde-se amigos.
Pau Rosa-Ajuda a combater mágoas e desânimo.
Pêssego-Para fazer novas amizades.
Petit Grain-Estimula a memória.
Phebo-Combate depressão, stress.
Pimenta da Jamaica-Elimina brigas dentro de casa; atrai dinheiro e boa sorte.
Pinho-Atrai proteção e aumenta a fertilidade.
Pitanga-Facilita ganho financeiro.
Prashanti-Mistura de rosa com mel, traz para o ambiente romantismo e sensualidade.
Precious Fragance-Composta de lírio, rosa, sândalo e madeira, facilitam a meditação e produz no ambiente um aroma inebriante.
Primavera-Combate raiva, pânico e medo.
Querubim-Fortalece relacionamentos em crise.
Raízes-Equilibra sentimentos, proporciona paz de espírito.
Rosa-Para despertar o amor.
Rosa Branca-Limpa o ambiente contra as energias maléficas e acalma as pessoas que estão ao seu redor. Traz uma nova consciência espiritual gerando desapego e tranqüilidade em momentos de dificuldades.
Rosa Musgosa-Alivia tensão e ansiedade.
Rosa Vermelha (Real Rose)-Eleva o ânimo e incentiva o amor pela vida. Espanta solidão.
Sálvia-Equilíbrio entre mente e corpo.
Sândalo (Sandal Wood)-Eleva o estado de consciência e cria uma atmosfera de bem estar. Sendo indicado para a meditação e paz de espírito. Ajuda na expansão da intuição. Bom para prática de viagem astral e meditação.
Sândalo Branco-Traz sucesso, proteção e aumenta o poder da meditação.
Sapthagirl-Fragrância floral que traz um toque de requinte e suavidade para o ambiente onde é usado.
Sete Ervas-Atrai energias positivas.
Silvestre-Evita vertigens e nervosismo.
Sucess Sândalo com rosa.-Equilibra as emoções e aumenta o bom-senso. Ideal para pessoas indecisas.
Suganda Sarathi-Deliciosa combinação de flores perfumadas. Tem ação estimulante que favorece a sensualidade.
Talco-Estimula a concentração.
Tangerina-Fortalece a memorização.
The Moon-Incenso de Nardo. Traz paz, amor e tranqüilidade ao ambiente. Amplia a intuição e a imaginação.
The Sun-Mistura equilibrada de lavanda, alecrim, olíbano, canela e sândalo. Possui um delicioso perfume. Atrai as vibrações positivas.
Tomilho-Restaura o equilíbrio emocional.
Tuberosa-Tradicionalmente usado para facilitar contato com esferas superiores.
Tulasi-Afasta lembranças negativas.
Uva-Afrodisíaco.
Vetiver-É a fragrância que protege o comercio, favorecendo as boas vendas, atraindo dinheiro e a boa sorte. Afasta más influências. É ótimo para ser utilizado em ambientes onde circulam muitas pessoas.
Violeta-Transmuta a negatividade de ambientes e pessoas, isto é, transforma o negativo em positivo, modifica a vibração. É indicado para equilibrar o emocional depois de choques e traumas. Ajuda a espantar as energias negativas. Poderoso para reverter casos de depressão ou mágoas profundas. Reaproxima pessoas.
Vivre Traz-Traz alegria e felicidade.
Ylang-Ylang-Natural da Indonésia, cuja tradição é a "flor das flores", traz auto-estima e amor próprio, sendo poderoso afrodisíaco.
Zimbro Traz transcendência e renovação.

Os Incensos e os Signos
Áries -Mirra, Cipreste, Almíscar, Angélica, Ópium, Rosa Musgosa, Alecrim.
Touro- Sândalo, Camomila, Arruda, Orquídea.
Gêmeos- Canela, Âmbar, Indiano e Eucalipto.
Câncer -Cânfora, Jasmim, Maça Rosada.
Leão -Amor Perfeito, Cedro, Lótus, Rosa Branca, Sândalo Vermelho.
Virgem -Canela, Cravo da Índia, Rosa Musgosa, Angélica, Benjoim
Libra -Eucalipto, Calêndula, Cedro, Jasmim, Orquídea.
Escorpião -Almíscar Canforado, Flor do Campo, Lótus.
Sagitário -Alfazema, Alecrim, Sândalo Amarelo.
Capricórnio -Arruda, Benjoim, Cravo da Índia, Sândalo Vermelho.
Aquário -Cedro, Flores do Campo, Eucalipto, Rosa Branca.
Peixes -Cânfora, Jasmim, Mirra, Ópium, Sândalo Amarelo.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A HISTORIA DO TARÔ

O Tarot e as suas origens estão envoltas em mistério e abertas à especulação. Há quem defenda que as cartas derivam dos livros sagrados do Antigo Egipto. Pensa-se, por outro lado, que tenham sido originárias na Índia ou na China.

O Tarot e as suas origens estão envoltas em mistério e abertas à especulação. Há quem defenda que as cartas derivam dos livros sagrados do Antigo Egipto. Pensa-se, por outro lado, que tenham sido originárias na Índia ou na China e que foram trazidas pelos ciganos para a Europa. Detectam-se no Tarot símbolos que se pensa conterem os segredos do Universo e a chave da natureza humana e influências das religiões Gregas e das filosofias Árabes e Indianas, assim como da Cabala Judaica.

Há documentos que comprovam serem as cartas de jogar já conhecidas na Bélgica em 1379.

Feliciano Bussi na sua historia de “Viterbo” refere o uso de baralho de cartas em 1379, vindo através dos sarracenos e ao qual se dá-se o nome de naib. Em Espanha, no ano de 1367, encontramos também esse tipo de cartas descritas com o nome de naipe. Pensa-se que a palavra naipe tenha surgido da palavra flamenga knaep, palavra esta derivada de papel.

Wurzburg, um bispo alemão, em 1329 proibiu durante uma pastoral tantos os monges como as freiras da sua diocese de jogarem às cartas.

Vindas de Espanha, as cartas são levadas para a Itália, sendo encontradas em Veneza pela primeira vez em 1545.

Assim, podemos dizer que o jogo do Tarot é um misto do jogo naib e o baralho de cartas comum.

A Court de Gebelin, defende que os símbolos do Tarot derivam das imagens iniciáticas dos sacerdotes Egípcios, cujas figuras eram pintadas em duas fileiras nas paredes das galerias subterrâneas na grande pirâmide Gigé. Advoga ainda que, provavelmente, teriam vindo para a Europa trazidas através dos ciganos, que as utilizavam para ler a sorte, na sua arte adivinhatória, cujo nome era uma forma alterada da palavra “Egípcios”. No entanto, as cartas de Tarot também poderão ter sido trazidas pelos Cruzados, no regresso da Terra Santa no século XIV. Há quem defenda a teoria de que foram os próprios templários a inventar as cartas do Tarot, uma ordem de cavalaria guerreira e asséptica formada por Cruzados por volta do ano de 1118, sob a chefia de Hugh de Payen.

Antoine Court Gebelin, escritor francês, devido ao seu grande fascínio pelas lendas escreveu em 1781: “Pensa-se que toda a sabedoria antiga foi destruída quando a grande biblioteca de Alexandria foi queimada. Não foi, porém, assim. Há um livro, que foi passado de mão em mão, e, com ele, muitos segredo dos antigos. Está escrito em setenta e oito folhas, divididas em cinco secções.” ( T. Milénio; pág. 6 e 7 )

Ele estava sem dúvida a referir-se ao Tarot. Para Gebelin, as vinte e duas cartas dos Arcanos Maiores representavam os líderes temporais e espirituais da sociedade egípcia antiga. As outras cinquenta e seis cartas eram divididas em quatro naipes, referentes às quatro classes da sociedade do Antigo Egipto. Tanto os reis como os militares ostentavam a espada (naipe de espadas), a taça simbolizava os sacerdotes, (naipe de copas), os paus eram o símbolo correspondente aos agricultores (naipe de paus) e as moedas representavam os comerciantes (naipes de ouros).

O TAROT ao sobreviver ao incêndio da famosa Biblioteca de Alexandria reapareceu em 1781 e duzentos e cinquenta anos depois despertou o interesse renovado. Qual será a mensagem dos arcanos maiores? Será que as imagens dos Arcanos Maiores são representativas de lembranças visuais relacionadas com uma tradição oral? E será possível que Gebelin, nascido na Provença tenha descoberto o segredo delas tão bem guardado?


TARÓLOGO LUCAS LOPES