quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Aplicando Em Seu Dia A Dia A Meditação



Há uma grande variedade de meditações que utilizam a própria respiração. A que descrevemos aqui é, com ligeiras modificações, usada no treinamento de Zen.

O objetivo, mais uma vez, é fazer apenas uma coisa o mais completamente possível. Nesse caso resume-se em contar as respirações. Procura-se tomar conhecimento apenas da contagem e estar o mais possível plenamente consciente dela. Toda a atenção é levada com delicadeza e firmeza a concentrar-se nessa atividade.

Neste exercício, a pessoa dá uma atenção completa à contagem em si da respiração.

Situações que podem causar desvios do foco são:
Os pensamentos, sentimentos, impressões, percepções sensoriais, até o ponto em que são conscientes, são um desvio das instruções.

Práticas com os ocidentais comprovaram, que para eles em sua maioria é melhor contar até quatro e repetir novamente do início.

Uma variação permitida desse exercício, é incluir entre as contagens  um “e” para “preencher” o espaço entre as expirações.

Assim conta-se “um” para a primeira expiração, “e” para a inspiração seguinte, “dois” para a segunda expiração, “e” para a inspiração seguinte, e assim por diante.

Treine com a forma direta de um até quatro num dia e num outro com o “e” incluído e depois faça a que for melhor para você.

Experimente se é melhor permanecer de olhos abertos ou fechados.

Comece com 15 minutos de cada vez diariamente, ou se necessário cinco vezes por semana. Depois de algumas semanas aumente para 20 minutos , depois de mais de um mês para 25 ou 30 minutos.


Boa prática!

Namastê,
Tarólogo Lucas Lopes