domingo, 7 de outubro de 2012

Hierarquia Dos Anjos


De acordo com a Cabala e a tradição católica, os anjos tem uma hierarquia estabelecida por Deus. Porque a além de proteger os seres humanos, eles tem muitas outras tarefas a cumprir, de acordo com o nível que ocupam na hierarquia angelical.

Isto porém, não significa que um anjo é mais importante que outro. A hierarquia classifica sua posição em relação ao trono de Deus, desde os mais próximos até os mais distantes, considerando também suas virtudes, atribuições e tarefas a desempenhar.

Dessa forma, existem 9 grandes hierarquias, divididas em 3 grupos ou degraus. Na primeira divisão (degrau) estão os Serafins, os Querubins e os Tronos. Estão no primeiro degrau porque estão ao redor do trono de Deus, no ponto mais alto do céu.

Na segunda divisão (degrau) estão as Dominações, as Potências e as Virtudes. O terceiro degrau é onde estão os anjos mais próximos dos seres humanos, que mantém contato com o mundo material. São os Principados, os Arcanjos e os Anjos. A seguir temos as características e atribuições de cada hierarquia em detalhes:

1 - SERAFINS

Príncipe: Metatron
Planeta: Netuno
Cristal: Calcedônia

O nome Serafim vem do grego e do hebreu e significa “abrasar, queimar, consumir”. Também foram chamados de “ardentes” ou “serpentes de fogo”. Os hebreus dizem que os Serafins não são apenas seres que “queimam”, mas que se “consomem” no amor por Deus. Os Serafins ficam ao redor do trono de Deus, no ponto mais alto do Céu. São considerados os mais “velhos” ou responsáveis de todos os anjos. Os Serafins ajudaram Deus na criação do Universo e na sua celebração. São a representação da caridade de Deus; contemplam e vivem o amor divino, abrasando-se no fogo celestial. Sua função é transmitir o fogo desse amor aos outros anjos. São os anjos do amor, da luz e do fogo. Personificam a caridade e a inteligência. Possuem uma bondade infinita e sua missão é iluminar, purificar, adorar e propagar a glória de Deus. Possuem o conhecimento mais perfeito de Deus. Dionísio disse que “sua natureza ígnea espelha a exuberância de sua atividade perpétua e infatigável e são capazes de inflamar os anjos inferiores no cumprimento dos desígnios divinos, purificando-os com seu fogo, iluminando sua inteligência e destruindo toda sombra”. Eles tem grande capacidade de rejuvenescer e reaparecer sob várias formas. Dizem que a canção dos Serafins são cantos da criação e de celebração. O profeta Isaías os viu e os descreveu como anjos com 6 asas e rodeados do fogo que ilumina e purifica. As pessoas nascidas sob a influência dos Serafins são maduras, sábias e muito ligadas à Deus. São fortes, nobres, tem modos agradáveis e procuram sempre ficar em paz com todos. São verdadeiros e sinceros, e tem forte intuição, além de poder de cura com as mãos. São independentes, equilibrados, lógicos e otimistas. Não gostam de ficar sozinhos.

As profissões indicadas são: comunicador, mecânico, escultor, artista plástico, médico e filósofo. Gênio contrário:Estimula a perversidade, a mente fria e calculista, a impetuosidade e o ciúme.

2 - QUERUBINS

Príncipe: Raziel (Azrael)
Planeta: Urano
Cristal: Safira

O nome Querubim vem do hebreu “keruvim”. Também é derivado da palavra “karibu”, que na Babilônia significava “zelador dos templos”. São Jerônimo e Santo Agostinho interpretam seu nome como “plenitude de sabedoria e ciência”. Os Querubins são os guardiões da luz e das estrelas, dos registros sagrados, e mensageiros dos mistérios divinos. A partir do Renascimento passaram a ser representados como crianças ou bebês fofinhos, muito retratados pelos pintores, com graça e simpatia. Costumam estar nus, com asas, são bochechudos e tem um sorriso maroto. Sua função é transmitir sabedoria e resolver as desordens da Terra, pois possuem a sabedoria infinita de Deus. Os Querubins tem o poder de contemplar a Deus, sendo receptivos ao mais alto grau de luz, verdade, beleza e sabedoria divinas em sua primeira manifestação. Estão cheios do amor de Deus e o derramam sobre os níveis abaixo deles.

Trazem o conhecimento, a criatividade, a paz, a bondade e a prosperidade para os seres humanos. São invocados para interceder em assuntos de difícil resolução.

O Gênesis diz que um Querubim era o guardião do Éden e expulsou Adão e Eva após o pecado original. Também protegiam os templos e a Arca da Aliança. Quando Moisés recebeu as prescrições para a construção da Arca da Aliança onde o Senhor habitou, o trono divino foi colocado entre dois Querubins. Por isso eles são conhecedores dos mistérios divinos.

As pessoas nascidas sob a influência dos Querubins são emotivas e choram com muita facilidade, mas tem sentimentos profundos e estáveis. São tímidos e tem dificuldade em disfarçar quando não gostam de alguém. Muito sinceros, perdoam com facilidade e adoram reconciliar as pessoas umas com as outras. Como tem as emoções à flor da pele, sabem a forma certa de lidar com cada tipo de pessoa. Generosos, são ótimos amigos e sabem ouvir confidências com atenção. Sabem aproveitar as oportunidades de crescimento e não desperdiçam as chances de alcançar o sucesso, o que lhes dá forte tendência a fazer fortuna. Mas não tem apego ao dinheiro e gostam de usá-lo para ajudar os outros. Adoram presentes, mas detestam cumprir horários, por isso costumam estar sempre atrasados.

Normalmente são “rechonchudos”. São ótimos pai ou mãe, e o melhor dos conjugues. Demoram para casar, pois normalmente são influenciados por uma criação tradicional e moralista na infância. Seu excesso de desconfiança também dificulta seus relacionamentos amorosos.

As profissões indicadas são: médico, enfermeiro, esteticista, cantor, administrador de empresas, jornalista e guia turístico. Gênio contrário: Estimula a pessoa a deixar o sucesso subir à cabeça, prejudicando-a.


3 - TRONOS

Príncipe: Auriel (Tsaphkiel ou Cassiel)
Planeta: Saturno
Cristal: crisópaso

Tronos é derivado do grego “thronos” que significa “anciãos”. Também são conhecidos como “Erelins” ou “Ofanis”. São representados como anjos jovens e belos, segurando uma harpa, cítara ou outro instrumento musical. Proclamam a grandeza divina através da música. É a categoria angelical que inspira os seres humanos à arte, à música e à beleza.

São o símbolo da autoridade divina, da humildade e da perfeita pureza. São muito puros e guardam o trono de Deus. São encarregados dos acontecimentos do Universo e responsáveis por espalhar e proclamar o poder infinito de Deus. Recebem as mensagens de Deus e as transmitem aos anjos de outras categorias. Espalham bênçãos e administram o julgamento divino por todo o Universo. São símbolos do poder judiciário e inspiram os seres humanos a governar com justiça. Trazem a união e a harmonia aos seres humanos.

Guardam a Terra, limpando o karma coletivo para reduzir as guerras. Sua função é apaziguar a negatividade emanadas dos karmas das pessoas, neutralizando a ação do gênio contrário, combatendo o ódio, a mentira e a corrupção.

As pessoas nascidas sob a influência dos Tronos tem talento e gosto pela música e pela poesia, e possuem dons artísticos para lidar com tudo o que é belo. São muito sábios e mesmo que não tenham tido estudo, falam com perfeição sobre qualquer assunto. Questionam as religiões, adoram consultar oráculos e tem facilidade para fazer viagens astrais. Ensinam as pessoas a trabalharem juntas em prol de um objetivo comum. Tem talento para aprender e ensinar línguas.

São românticos e passam esse sentimento para os outros. Exteriormente, passam a imagem de serem retraídos, mas na verdade são desconfiados e evitam situações que possam fazê-los sofrer. Gostam de ficar sozinhos ouvindo música ou em silêncio. São doces, ternos e se guiam pelo coração. Tem forte tendência a confundir amor com amizade e podem passar a vida toda sozinhos à espera do “par perfeito”. Tem dificuldade em dizer “não”, pois não sabem se impor, e ficam magoados com facilidade, sofrendo calados.

As profissões indicadas são: artesão, músico, poeta, artista plástico e ator.


4 - DOMINAÇÕES

Príncipe: Uriel ( Tsadkiel ou Saquiel)
Planeta: Júpiter
Cristal: ametista e topázio

Também conhecidos como “Domínios”. São aqueles da alta nobreza celeste. Exercem a função de ministros de Deus. Detém o governo geral do Universo e cuidam para que a vontade de Deus seja cumprida por todos os anjos, inclusive as obrigações cotidianas, pois eles distribuem e regulam as atividades e funções dos outros anjos. Dizem que tem forma humana e alada, de incrível beleza. Seu símbolo são o cetro e a espada, pois representam a autoridade e o poder divinos. Presidem o destino das Nações. As Dominações fazem a ligação entre o mundo espiritual e o material e ordenam o que as outras hierarquias devem executar.

É a categoria angelical que ajuda nas emergências ou conflitos que precisam ser resolvidos com urgência. Raramente entram em contato com os seres humanos e se comunicam conosco através dos oráculos ou velas coloridas e também por sonhos, onde orientam e advertem seus protegidos. Tem uma energia muito forte; abençoam e transformam os pedidos em realidade.

As pessoas nascidas sob a influência da Dominações tem um nível espiritual muito elevado, podendo ser magos ou adivinhos. São independentes, rebeldes e não aceitam críticas. Tem grande vitalidade, adoram viajar e praticar atividades que envolvam movimento. Adoram o perigo e quando arriscam dificilmente perdem. Sabem lidar com qualquer tipo de problema. Gostam de viver intensamente, são muito extrovertidos e comunicativos. Adoram defender os outros e são muito tolerantes com os problemas das pessoas. Sua vida é cercada de sucessos, principalmente na juventude. Buscam a auto-afirmação espiritual. Sua meta é vencer.

Em família sentem-se muitas vezes como peixes fora d’água, tornando-se ou muito fracos ou muito agressivos. Na vida amorosa, são muito desconfiados e quase sempre escolhem alguém de classe social diferente da sua.

As profissões indicadas são: jornalista, pintor, fotógrafo,criador de animais, atleta, político e aviador. Gênio contrário: Estimula a pessoa a se envolver em encrencas devido à atração por coisas e situações perigosas.

5 - POTÊNCIAS

Príncipe: Camael (Samuel)
Planeta: Marte
Cristal: jaspe e berilo

Também são chamados de “Potestades” ou “condutores da ordem sagrada”. São encarregados da história da humanidade e da memória coletiva e estão relacionados ao pensamento superior: ideais, ética, religião, filosofia e política. São descritos como anjos guerreiros totalmente fiéis a Deus. Absorvem, armazenam e transmitem o poder do plano divino. Regem as leis do mundo físico e moral, mantendo a ordem e protegendo as leis que regem o universo humano, ou seja, os atos e os caminhos que os homens tem a seguir. Conhecem a fundo a natureza humana e intervém conforme for necessário para fazer a vontade de Deus. Protegem os seres humanos das tentações e a ordem universal das más influências e confusões, afastando os espíritos malignos.

Foram criados por Deus a fim de proteger a fauna e a flora para que os seres humanos pudessem usá-la para sua sobrevivência. Por isso são os guardiões dos animais e dos 4 elementos da natureza. Protegem a procriação e a perpetuação das espécies.

As pessoas nascidas sob a influência das Potências amam a natureza, gostam muito de ler e não gostam de ver os outros sofrerem. São justos e estão sempre ajudando as pessoas. São carinhosos e educados, chegando a interferir para defender os mais fracos, pois não suportam injustiça. São ótimos patrões e conseguem enxergar as coisas sob diferentes aspectos. Buscam sempre a harmonia, se preocupando em agradar a todos. Tem inteligência vivaz e percepção rápida, mas são tranqüilos, quietos e moderados. Refinados, não suportam superficialidade. Despertam a autoconfiança e o otimismo nas pessoas ao redor, ajudando-os a enfrentar os problemas com mais leveza.

Tem uma sensibilidade afetiva rara e são donos de um grande fascínio, atraindo o sexo oposto com facilidade. São sensíveis e fiéis, e não gostam de mal entendidos. São muito carinhosos e protetores.

As profissões indicadas são: advogado, cabeleireiro, pintor, florista, joalheiro e relações públicas.

6 - VIRTUDES

Príncipe: Raphael
Planeta: Mercúrio
Cristal: sardônica

Seu nome vem do grego e significa “ poder”, “força”. E foi traduzido como “Virtudes”. Dionísio diz que eles possuem uma virilidade e poder inabaláveis, espelhando-se sempre na fonte de todas as virtudes e transmitindo-as aos seus inferiores. Carregam nas mãos um cajado. As Virtudes traduzem a vontade de Deus. Ajudam para que tudo seja feito de modo perfeito e eliminam os obstáculos que se opõem à vontade de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim e mantendo a ordem. Transmitem grande quantidade de energia divina e sabedoria, derramando bênçãos na forma de milagres. São associados aos heróis e aqueles que lutam em nome de Deus e da verdade.

As Virtudes tem poderes sobre os fenômenos da natureza e mantém as leis que regem o Universo. A eles são atribuídos os movimentos dos corpos celestes e a execução das vontades de Deus, fazendo cumprir as leis da criação. São invocados quando se precisa de coragem e por quem sofre de fraqueza física e espiritual.

As pessoas nascidas sob a influência das Virtudes são práticas, organizadas e tem grande poder de observação. São introspectivas e críticas, pois tem necessidade de analisar tudo racionalmente. Mas são delicados e gentis e adoram fazer surpresas. Suas decisões são acertadas e construtivas e gostam de viver em locais calmos e tranqüilos. Gostam de esculturas e quadros. Tem grande afinidade com os mestres ascencionados da Fraternidade Branca e sua missão é dedicar-se profundamente a assuntos místicos e religiosos, ensinando aos outros o que aprenderam.

Na vida amorosa, são difíceis de conquistar, pois pesam bem os prós e os contras antes de iniciar um relacionamento. As profissões indicadas são: professor, desenhista, pedagogo, sacerdote, enfermeiro, assistente social e orientador espiritual.

7 – PRINCIPADOS

Príncipe: Haniel (Anael)
Planeta: Vênus
Cristal: crisólito

Os Principados são encarregados de receber as ordens das Dominações e da Potências e transmiti-las aos reinos inferiores. São representados pela coroa pelo cetro que usam. São protetores dos líderes da sociedade. Guardam as cidades e os países, presidindo os reinos, as províncias e as dioceses, e se interessam pelo bem comum e geral das nações e cidades. Não são enviados para missões modestas, ao contrário; são enviados à reis, príncipes, províncias e dioceses de acordo com o honroso título de seu coro. Velam pelo cultivo das boas sementes nos campos da ideologia, da arte e da ciência.

Protegem a fauna e a flora. Promovem milagres de cura e ajudam a resolver problemas com facilidade.

As pessoas nascidas sob a influência dos Principados tem muita sorte profissionalmente e tem facilidade para encontrar a solução de problemas difíceis, assim como para se livrar de situações embaraçosas. São generosas, altruístas, humanitárias e não gostam de restrições. Originais e excêntricas no modo de falar e vestir, adoram transformações e são os chamados “diferentes” da turma. São sábios e inteligentes, e tem sede de saber. São inconformistas natos e tem grande senso de oportunidade. Tem dons extra-sensoriais.

O casamento só é aceito se for original. São curiosos, e podem ter várias experiências para explorar os mistérios que um relacionamento pode oferecer. Não gostam que tentem mudar seus hábitos nem de receber ordens.

As profissões indicadas são: professor, inventor, escritor, agente de viagens, esotérico, decorador, biólogo e técnico em informática.

8 – ARCANJOS

Príncipe: Miguel
Planeta: Sol
Cristal: cornalina

Arcanjo vem do grego “Arkangelus” que significa “anjo principal” ou “chefe”. São os únicos anjos cujos nomes são conhecidos através da bíblia. São os “intermediários”, mensageiros entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando as ordens superiores para os outros, além de inspirar misticamente as mentes e os corações humanos para agirem de acordo com a vontade divina. Portanto, são os responsáveis pela transmissão das mensagens divinas aos homens através de revelações. São eles que nos mandam intuições nas horas mais difíceis para nos indicar o caminho a seguir. Recebem missões importantes de Deus e dão conselhos, alertam e são encarregados diretos do cumprimento das leis divinas.

Regem a defesa do país e da família. Asseguram os bons relacionamentos, a sabedoria e os estudos.

A cultura popular fez deles guerreiros contra as ações do Demônio. Os Arcanjos levam as instruções e os avisos divinos ao conhecimento dos povos. Mas quando esses povos se recusam a aceitar as mensagens de Deus, se transformam em anjos vingadores e derramam taças de ira divina sobre eles, de forma a reconduzi-los através do castigo e da dor de volta a Deus.

As pessoas nascidas sob a influência dos Arcanjos são ágeis, rápidas e gostam de ver todos felizes. Levantam o astral de todos, pois sempre tem uma palavra positiva para o próximo. São determinados e firmes, lutam por seus ideais e nunca desistem. Enfrentam os problemas com coragem e objetividade. Tem paciência e sempre chegam onde querem. Tem caráter doce e são muito religiosos. Adoram cuidar do corpo. São prudentes, introvertidos e desconfiados; não gostam de depender de ninguém. Podem se fechar algumas vezes como forma de controlar seus instintos . Costumam ter amigos de boa aparência e sentem orgulho em serem vistos com eles.

Sua vida amorosa não é levada à fantasias e não sentem atração por pessoas chamativas. Medem bem os prós e os contras em qualquer situação. Exigem fidelidade do parceiro. Procuram se envolver com pessoas de classe social mais alta do que a sua.

Profissões indicadas: escritor, arquiteto, dermatologista, político, geólogo, advogado e agente de viagens.


9 – ANJOS

Príncipe: Gabriel
Planeta: Lua
Cristal: esmeralda

A palavra” anjo” vem do grego “angelus”, que significa mensageiro. Os Anjos estão muito presentes na tradição hebraica ( de onde veio a bíblia), onde aparecem aos seres humanos trazendo ordens divinas. São dotados de vários poderes, como o de se tornarem visíveis ou invisíveis à vontade, voar, fazer milagres diversos e consumir sacrifícios com seu toque de fogo. Feitos de luz e de fogo, sua aparição é imediatamente reconhecida como de origem divina também devido à sua extraordinária beleza.

Levam as mensagens de Deus aos seres humanos. É a categoria angelical da qual Deus mais se utiliza para fazer milagres, causando a evolução da humanidade através de experimentos e experiências de vida. Regem a segurança das pessoas no corpo físico.

As pessoas nascidas sob a influência dos Anjos são emotivas, atentas, flexíveis e compreensivas. Gostam de ficar em silêncio e o mistério é a sua grande arma de fascínio. Não são mentirosos, mas podem distorcer os fatos a seu favor. Não gostam de discutir, mas quando perdem a cabeça partem para a agressão física. São como camaleões. Tendem a fugir de qualquer situação onde haja cobrança, tanto familiar quanto sentimental.

Na vida amorosa, são ciumentas e pouco fiéis, pois desejam ter todas as experiências para entenderem melhor a si mesmos. Tem grande energia para o amor e tem tudo para ser feliz afetivamente, pois vivem seus relacionamentos com muita responsabilidade e dedicação.

As profissões indicadas são: astrólogo, psicólogo, diretor de teatro ou televisão, administrador, pescador, professor e mecânico.


Bibliografia: Mônica Buonfliglio - “A Magia dos Anjos Cabalísticos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário