quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O LIVRO QUE SE CHAMA TAROT


Tarot – Tarô


O Tatot
tarô ou tarot mais conhecido e utilizado é o tarot de Marselha embora haja disponíveis mais de 100 baralhos de tarô criados por diversos profissionais da área esotérica.
Na realidade os 22 arcanos maiores do tarô não sofrem variações independentes das lâminas, ou do baralho de tarô que se utilize. As variações são mais frequentantes em relação ao desenho utilizado, as cores, e a qualidade do papel utilizado.
O Taro não é um baralho comum, embora sejam agregados a ele os 56 arcanos menores que se identificam com as cartas que nos utilizamos em baralhos destinados a jogos de recreação ou baralhos destinados a arte divinatória conhecida como cartomancia.
Os 22 arcanos maiores do tarô são conhecidos como arquétipos que significam o conhecimento do oculto através de um símbolo.  Alem de poder utilizar o tarô como arte divinatória de previsões futuras, pode utilizar como ferramenta de autoconhecimento, ferramenta que esta largamente difundida e utilizada por diversas linhas da psicologia.
Jung foi quem mais difundiu o tarô nos meios acadêmicos do estudo da psicologia comportamental.
O Taro tem sua origem há 5000 anos aproximadamente, e supõe ter sido criado no antigo Egito onde os sacerdotes repassavam seus conhecimentos através das laminas dos arcanos maiores as próximas gerações de sacerdotes, pois na antiguidade o conhecimento era sagrado e sacramentado não devendo se divulgado a população em geral, e ser trancado as sete chaves dentro dos templos egípcios, atualizando a interpretação do tarô e agregando a ele o conhecimento da astrologia e os fundamentos da psicologia comportamental.
Portanto o jogo do tarot é uma mancia que apenas necessita de muito, muito estudo, mas podemos atrelar o nosso conhecimento acadêmico, a nossa vivencia, a psicologia, a mediunidade ou sensibilidade.

“DEIXO CLARO QUE REALMENTE O ESTUDO DOS ARCANOS É UMA DAS CAUSAS DE PESSOAS SE TORNAREM TARÓLOGOS(A) MAIS EXISTE SIM O DOM, QUE É O QUE FAZ A DIFERENÇA NA LEITURA DAS CARTAS, TAMBÉM PODEMOS DIZER QUE A INTUIÇÃO OU MEDIUNIDADE INTUITIVA NOS AJUDA BASTANTE EM UMA BOA LEITURA"

UM ESTUDO DAS CARTAS DO TAROT E OS ARCANOS MAIORES:

Arcano do Taro Carta I – O Mago

Traz a idéia do novo, do inicio associado a gêmeos regido por mercúrio e também ao iniciado a magia. Aconselha a estarmos abertos ao novo, a sermos flexíveis e observadores a tudo que nos rodeia.

Arcano do Taro Carta II – A Papisa

Poder da intuição a feminilidade, também a mulher virginiana, analisa antes de agir, aconselhamento, de ouvir a voz de nossos corações antes de agir. Lado negativo a dissimulação.

Arcano do Taro Carta III – A Imperatriz

A grande mãe, o lado feminino de deus, a colheita dos frutos, momentos de fertilidade, gravidez, o colo acolhedor, também associado à grande deus Lakshmi e a orixá oxum. Donas das riquezas, a deus da colheita, aconselhamento, deveram usufruir dos frutos do nosso conhecimento, a sabedoria deve se expandir.
A imperatriz também representa o vigor da sexualidade feminina e pelo lado negativo, a promiscuidade ou o sexo sem responsabilidade, a imperatriz associa-se ao signo de touro.

Arcano do Taro carta IV – O imperador

Representa o poder material, a razão, a masculinidade (Zeus), a possessividade, o ciúme, a arrogância, o orgulho. A Autoconfiança pode ser associada aos signos do elemento fogo: Áries, leão e sagitário. Representa também o autoritarismo. Aconselhamento, analisar todos os lados de uma questão, ser aberto à opinião alheia, possibilidade de vitorias materiais.

Arcano do Taro Carta V – O Papa

A diplomacia de aceitação de vários pontos de vista, a sabedoria da maturidade, associar também ao signo de libra, que prefere não participar de disputas e sempre ouve os dois lados de uma questão, não consegue decidir qual é o mais certo ou errado, pode ser associado também ao orixá Oxalá, que procura apaziguar as pessoas e a Buda que prega o amor e a compaixão acima de qualquer coisa. Pelo lado negativo esse arcano pode ser interpretado como alguém que age às vezes com falsidade e não mostra se eu verdadeiro por medo do julgamento do próximo.  Fala também de ponderação e de acomodação perante as situações que o rodeiam.

Arcano do Taro Carta VI – Os Enamorados

Associado ao signo de gêmeos, fala da dualidade duvida em optar por este ou aquele. Rege os compromissos amorosos de namoro e paixão, associados também a Cosme e Damião. Aconselhamento, não ficar parado muito tempo na indecisão, fazer uma escolha e assumir os riscos.

Arcano do Taro Carta VII – O Carro

Essa lamina nos traz a idéia do movimento, ação e de sabermos conduzir nossas vidas, tendo a rédea, o controle em nossas mãos, fala de equilíbrio entre o impulso e a razão. Pode ser associada ao signo de Áries que nos impulsiona a agir.  Pode representar uma mudança que chegará rápido em nossas vidas, aconselhamento, Somos responsáveis pelas nossas atitudes, lei da ação e reação, devem parar de culpar a vida, o destino, pelo que nos acontecem, pois nos somos que conduzimos nosso carro pelo caminho que escolhemos.

Arcano do Taro Carta VIII – A Justiça

Essa lamina fala a respeito da razão, da frieza perante o que nos ocorre, também nos traz respostas ligadas a lei, justiça, equilíbrio. Associada ao lado mais racional do signo de libra e também ao lado imparcial do signo de capricórnio que sempre age motivado pela lógica, do que pela emoção. Aconselhamento deveu analisar uma situação por todos os ângulos e não tomarmos atitudes precipitadas.

Arcano do Taro Carta IX – O Ancião

Carta associada ao signo de virgem e de capricórnio, nos aspectos de sabedoria, ponderação. Fala a respeito de uma pessoa que se auto-analisa sem preocupar com a opinião alheia, associa-se também ao planeta saturno, que fala sobre conseguirmos atingir nossos objetivos, rege também os escritores e cientistas. Aconselhamento, sermos pacientes, porque nada melhor do que o tempo para conseguirmos solucionar todas as questões.

Arcano do Tarô X – A Roda da Fortuna

Carta associada ao Kharma e o Dharma, a roda da vida, é um arcano que sugere a instabilidade e não a solução pronta de nossas dificuldades, fala também a respeito de mudanças que poderão ocorrer. Aconselhamento, não é momento de decidirmos nada.

Carta de Tarot

Arcano do Tarô XI – A Força

Traz-nos a percepção do espírito vencendo a matéria, do poder d’alma vencendo o materialismo, de que devemos aprofundar nosso conhecimento, e não nos deixarmos enganar pelas aparências. Pelo lado positivo pode-se associar ao signo de leão, onde nos mais evoluídos o leonino deixa de lado a matéria e se torna um líder espiritual. Aconselhamento, buscar exercer o poder de acordo com suas potencialidades e capacidades e não e não o poder ligado só ao dinheiro e bens materiais.

Arcano do Taro Carta XII – O Enforcado

O arcano 12 tem significado principal de estagnação e sofrimento, representa um homem de cabeça para baixo preso por uma corda, interpretamos esse arcano de duas maneiras deferentes, a primeira interpretação é de que muitas vezes nos colocamos em situações que geram sofrimento pelas nossas próprias mãos e que por não tomarmos as atitudes corretas perante aquela situação acabamos sofrendo com isso. A segunda interpretação é de que às vezes vemos tudo distorcidamente em relação à realidade que nos rodeia, temos uma falsa noção da verdade e com isso infligimos magoas e decepções a nos mesmos.
De maneira geral, o arcano XII nos ensina a sairmos das amarrações materiais e irmos à busca de uma evolução espiritual sem nos prendermos a falsos valores.

Arcano do Taro Carta XIII – A Morte

Muitas pessoas se assustam até com a representação dramática que nos traz esse arcano, o arcano da morte associa-se ao signo de escorpião ao planeta plutão, pois fala de transformações. Esse arcano sempre vai representar uma ruptura, uma mudança radical na vida da pessoa. Pelo lado positivo ela representa a finalização de uma separação e pode representar que não ha mais volta para isso.
O arcano da morte não representa de modo algum a morte carnal do individuo, a não ser quando acompanhada de arcanos negativos. Mais sempre será interpretada como corte, finalização, e a necessidade de construir algo que esta rompido no momento.

Arcano do Taro Carta XIV – A Temperança

O arcano da temperança associa-se ao signo de aquário ela representa o equilíbrio, a harmonia, a paz, a proteção espiritual. Aconselha a usar do bom senso, do equilíbrio, da ponderação, fala também da rotina, tranqüilidade.
Dependendo das cartas que a rodeiam vai trazer o aconselhamento de não tomar atitudes drásticas ou radicais e que e deve fazer o uso da razão mais do que da emoção.

Arcano do Taro Carta XV – O Diabo

De todos os arcanos maiores a carta 15 é a que mais gera polemica em torno de sua interpretação. A carta XV vai falar a respeito dos bens materiais, de sexo, dinheiro, vícios de maneira geral. De acordo com a minha interpretação ela representa o planeta mercúrio, e também Exu o comunicador entre os dois mundos, material e espiritual.
É a carta do movimento rápido, da agitação, da esperteza, quando cercada de cartas positivas, ela traz o beneficio de vitorias na vida material. Quando as demais cartas são desfavoráveis, ela fala a respeito de ter cuidado na saúde, dos riscos de estar envolvido em brigas e fofocas, e pensar nas conseqüências que serão geradas se tomar atitudes de forma impulsiva.

Arcano do Taro Carta XVI – A Torre

A interpretação deste arcano  fala que é o momento oportuno de resguardar-se , não fazer nenhuma mudança e demonstrar toda sua força.
É o momento de buscar sua essência, livrar-se dos valores materiais, do egocentrismo e principalmente não viver  de aparências.
É necessário construir uma personalidade forte e ter uma vida regrada para não passar dificuldades.
Chegou a hora de cultuar a espiritualidade, seu eu interior, para enfrentar as batalhas internas e externas que surgem durante a vida.

Arcano do Taro Carta XVII – A Estrela

O arcano de estrela nos traz a força da alegria e da esperança, de que através da fé podemos alcançar nossos objetivos, quando acompanhada de cartas favoráveis pode representar uma ascensão na vida profissional, um aumento de salário, quando cercada de cartas desfavoráveis interpreta-se de que o consulente deve ter cuidado para não criar falsas expectativas ou criar ilusões a respeito de algo que desejamos.

Arcano do Taro Carta XVIII – A Lua

A carta da lua é associada ao signo de câncer e também associada às emoções ocultas. A carta da lua pelo lado positivo fala a respeito de intuição aflorada, de amor incondicional, de maternidade, e de que sempre devemos estar atentos a voz do nosso coração antes de optarmos por este ou aquele caminho, quando este arcano se mostra ligado a uma questão referente à saúde resgatar os exames que realizou e buscar uma segunda opinião a respeito de seu caso. Acompanhada de cartas favoráveis diz que a solução de problemas virá através de atitudes em que se ouvem mais a intuição do que a razão. Acompanhada de cartas desfavoráveis fala a respeito de enganos ou situações duvidosas.

Arcano do Taro Carta XIX – A Carta do Sol

Representa a vibração das energias, associam-se aos signos de Áries, leão e sagitário. Ela sempre traz interpretações positivas, favoráveis. Quando acompanhada de cartas positivas ela traz uma quase certeza de vitorias que virão rápido, quando acompanhada de cartas negativas ela aconselha a não sermos arrogantes, ou orgulhosos, a carta sol representa o sexo masculino, o vigor e a necessidade de tomarmos atitudes corretas.

Arcano do Taro Carta XX – O Julgamento

Fala a respeito de que não podemos esquecer de que tudo que plantamos iremos colher, esse arcano é um alerta, um aviso, para não nos esquecermos que nosso futuro depende do que estamos fazendo com o nosso presente. Associa-se ao signo de libra, e ao orixá Xangô, rege os advogados e magistrados.

Arcano do Taro Carta XXI – O Mundo

É um arcano de fechamento de ciclo com situações favoráveis, esse arcano é tão positivo quanto à carta do sol, diz que nossos caminhos obterão o resultado positivo que tanto almejamos esse arcano rege os meios de comunicação, a telefonia celular e viagens longas ou internacionais.

Arcano do Taro Carta XXII – A Carta do Louco

Também pode ser considerada o arcano zero, em alguns baralhos ela vem como o zero e em outros como a carta 22, no lado positivo ela traz a interpretação de que quando você vive de maneira correta e busca aprimoramento das suas qualidades, você obtém a verdadeira liberdade, e abre mão dos valores materiais.


O Tarot

Abertura de Tarô

  – Mandala Simples

Faz-se uma pergunta, abrem-se três cartas e obtêm uma resposta clara de sim ou não em relação a uma questão.

- Mandala de Perguntas e Respostas

Embaralham-se as cartas e busca sete cartas para uma resposta ligada a decisões, oito cartas ligadas à vida profissional ou nove para respostas de um futuro próximo ligado aquele assunto.

Algumas Observações Sobre o Tarô

-O ideal é que o tarólogo confeccione ou encomende sua toalha que seja feita com seus elementos de poder quanto mais pessoal mais ativa sua intuição.
- O tarô deve ser consagrado por um mestre de magia ou pelo próprio dono do tarô.
- Quando as cartas estiverem muito desgastadas, devem ser envolvidas por um pano preto e guardadas.
- Ninguém deve tocar nas suas cartas a não ser  no momento da consulta ou mediante a sua autorização previa.
MARQUE SUA CONSULTA POR EMAIL OU POR TELEFONE OU AGENDE UM ENCONTRO COM O TARÓLOGO LUCAS LOPES(MAGO ATHAEL)
LUCAS_TAROLOGO@HOTMAIL.COM
CEL: (79) 8146-4415/8866-9320

Nenhum comentário:

Postar um comentário