terça-feira, 24 de julho de 2012

O PODER DAS PEDRAS

O melhor critério para escolher o seu cristal é a intuição. Diante de infinitas formas, cores, texturas, tamanhos, não tenha dúvida: a pedra que mais atrair sua atenção é a eleita. Porém, os poderes cristalinos já foram muito estudados por especialistas e, acredita-se, podem ser usados para estimular energias específicas, quando a escolha e o uso obedecem à teoria hindu dos chakras – os sete centros vitais do organismo – que relaciona esses pontos do corpo com as cores. Identifica-se a energia que se quer trabalhar e espalham-se cristais coloridos em pontos estratégicos da casa. Cada cristal tem um atributo diferente.
O 1o chakra localiza-se na base da coluna. Significa o eixo. Ativá-lo ajuda a ter os pés no chão, a viver presente ao corpo e à realidade. A cor é preta, representadas pelas pedras turmalina preta, obsidiana e hematita.
O 2o , pouco abaixo do umbigo, liga-se à criatividade e à sexualidade, à energia do fogo, que contém o impulso da criação e da ação. Relaciona-se aos cristais alaranjados: cornalina, crocoíta; e aos vermelhos: rubi, granada e realgar.
O 3o, o plexo solar, localizado na boca do estômago, liga-se ao equilíbrio emocional e à digestão. Trabalhar esse chakra ensina a honrar as emoções, por mais negativas que sejam, e transformá-las em impulso criativo. A cor é o amarelo e as pedras são citrino, enxofre e topázio imperial.
O 4o chakra, na região do coração, associa-se a duas cores: o rosa ligado ao amor e o verde, cor da saúde e da abundância. Ajuda a conhecer, assumir e utilizar poderes e forças interiores. As pedras rosas são: quartzo rosa, rodocrosita, kunzita; e as verdes: esmeralda, malaquita, peridoto e dioptásio.
O 5o, na altura da garganta, intensifica a comunicação e a respiração. A cor é o azul claro presente nas pedras água – marinha, larimar, crisocola e turquesa.
O 6o fica entre as sobrancelhas e ativa concentração, memória, visão e visualização criativa. A cor é o anil. Pedras: azurita, lápis-lazúli, sodalita.
O 7o, o coronário, fica na coroa da cabeça. Ativa a espiritualidade e a transformação. Cor: violeta. Pedras: ametista, tanzanita, charoita, pirita e sugilita.
Sobre algumas pedras
Pirita - além de proteger o ambiente, a pedra do trabalho favorece as realizações materiais e ajuda as funções digestivas. Boa para o escritório.
Turmalina negra - a pedra preta é atribuído o poder de filtrar energias negativas, protegendo o ambiente, dissipando medos e proporcionando sono tranqüilo. Daí o hábito de usá-la perto da porta de entrada de casas ou escritórios.
Citrino - relacionado à prosperidade e à abundância, cai bem em casa ou no escritório. Ela tem o poder de reenergizar, de desintoxicar corpo e mente e de reverter tendências auto-destrutivas, favorecendo a esperança. Rins, fígado e coração se beneficiam de sua proximidade, que também influencia a regeneração dos tecidos.
Ametista - ideal para ter no quarto, traz inspiração, aguça a intuição e favorece a organização mental, dissipando ilusões e ativando níveis profundos de consciência. Atua de forma benéfica sobre o sistema imunológico, as glândulas, o cérebro e o sangue.
Quartzo branco - com grande capacidade de absorver e transmitir energia, é considerado o cristal – chave, capaz de substituir qualquer outro. Úteis tanto no trabalho quanto no trabalho, suas vibrações favorecem a espiritualidade; a dispersão da negatividade; a ampliação da consciência; e o equilíbrio entre as emoções e a atividade cerebral, gerando criatividade.
Quartzo rosa - a "pedra do amor" é o cristal de cabeceira da mulher: favorece a fertilidade e o equilíbrio entre as esferas sexual e emocional. Seu poder apaziguador ajuda a amenizar o estresse, temperamentos explosivos e ressentimentos, predispondo à compaixão. Também é relacionado à criatividade.
Já achou o cristal que mais combina com você? Ok. Agora é preciso passá-lo por uma espécie de limpeza. Isso é muito importante, já que a pedra é considerada um captador de energia positiva e negativa.
Essa é a forma mais simples de purificar qualquer pedra: coloque o cristal num recipiente de vidro, de preferência transparente, com água e sal grosso. O sal, que também é um cristal, vai neutralizar a carga negativa e remover as impurezas, restaurando a harmonia e o equilíbrio da pedra. Deixe no mínimo por 3 horas. Lave a pedra em água corrente por alguns minutos, conservando a ponta para baixo. Depois deixe-a exposta ao sol até o meio-dia se quiser ativar a energia masculina/ativa ou dê um banho de lua crescente ou cheia, para potencializar a energia feminina/receptiva.
Em seguida basta concentrar-se na sua intenção. Por exemplo se quiser ativar a auto-estima e o amor próprio, sentimentos referente ao 4o chakra, o do coração, tome um banho de imersão e mergulhe na banheira ametista, quartzo rosa ou branco. Contra o estresse, uma combinação de cristais de todas as cores, inclusive o branco, ideal para os processos de cura, reativa os centros de energia vital.
Proteção colorida
Espalhar cristais pela casa, combinando cores e valorizando as formas, alegra qualquer ambiente. Deixe-os sempre à vista em lugares ensolarados, peitoris de janela, prateleiras, mesinhas-de-cabeceira, altares, balcões, escrivaninhas, mesas, lareiras e junto às plantas. Veja alguns exemplos:
. A drusa cheia de pontas – grupamento irregular de cristais sobre uma matriz – emite energia positiva em todas as direções. Mesmo que seja num cantinho, funciona como um energizador automático. Outro bom uso para a drusa é a limpeza de objetos pessoais, como jóias, principalmente durante a noite, enquanto você dorme.
. Outra maneira de eliminar qualquer negatividade é ter um aquário com cristais. Num recipiente de vidro transparente, coloque água e pedras roladas de todas as cores e, o mais importante, uma drusa pontuda de quartzo branco. A água funciona como um catalisador que recebe a energia do lugar – quando estiver turva, é hora de trocá-la – e a limpeza fica por conta das pedras. Se sua casa recebe muita gente, o ideal é uma pedra grande. Mas uma pequena faz o mesmo efeito, mesmo que o ambiente seja amplo, só que esta tem que ser limpada com mais freqüência.
. Como a drusa, a bola de cristal – cuja energia é emitida a partir do centro – também funciona como energizadora de ambientes, principalmente dos mais movimentados: cozinhas, salas e quartos. Escolha um lugar onde ela possa receber luz natural para potencializar a radiação de energia positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário