sexta-feira, 7 de junho de 2013

A Temperança e a Paciência


Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
Hoje iremos meditar um pouco sobre a paciência da temperança(personagem da carta 14 do tarô de Marselha)
Quando olhamos para a carta, logo percebemos uma mulher pacífica e calma, que movimenta o elemento água.
A carta a temperança do tarô, nos traz vários significados e simbolismos, mais um dos maiores significados desta carta é a paciência.
Em tudo na vida temos que ter paciência, quando estamos com a nossa família, os nossos amigos, em nossos trabalhos etc.
O fato é que a paciência não é algo tão fácil de se adquirir, sempre encontramos alguém ou algo que nos faz perde a cabeça.
Existe diversos exercícios que traz em foco a pratica da paciência, e eu creio que um dos mais importantes deles, é a iluminação espiritual.
A temperança do tarô é uma mulher que pratica a sabedoria e o conhecimento intelectual( simbolizado pelos seus cabelos amarelos) ela não perde a cabeça porque em seu próprio eu ela carrega a paz, o amor e o sentimento de mãe.
Talvez seja isso que esteja faltando em nós, para termos paciência, temos que primeiro praticar em nós a mudança de caráter e comportamento, temos que ser pacíficos e bons entendedores.
Temos que saber compreender que todos erram inclusive nós, aceitando isso com certeza vamos entender o sentido da paciência.
A temperança trabalha desta forma, ela entende as pessoas, e é com esse entendimento que ela consegue administrar a sua raiva e ira.
A temperança é a sabedoria de uma luz maior, ela é a pacificadora que controla a turbulências das águas, ela é a paciência em si. 

Tarólogo Lucas Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário