quarta-feira, 25 de julho de 2012

MEUS PRETOS VELHOS

Pretos velhos ou Pretos-velhos são entidades de umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos[1] que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São divindades purificadas de antigos escravos africanos.[2] Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".
O preto velho, na umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos imigrantes nordestinos.
São entidades que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria geralmente ligados à Confraria da Estrela Azulada dentro da Doutrina Umbandista do Tríplice Caminho (AUMBANDHAM - alegria e pureza + fortaleza e atividade + sabedoria e humildade), trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores, ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes. Muitas vezes se utilizam de outros benzimentos, como os utilizados pelo Pai José de Angola, que se utiliza de um preparado de "guiné" (pedaços de caule em infusão com cachaça) que coloca nas mãos dos consulentes e solicita que os mesmos passem na testa e nuca, enquanto fazem os seus pedidos mentalmente; utiliza-se também de vinho moscatel, com o que constantemente brinda com seus "filhos" em nome da vitória que está por vir.
São os mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos.
Os Pretos Velhos: Os espíritos da humildade, sabedoria e paciência.
Os Pretos Velhos são entidades cultuadas pelas religiões afro-brasileiras, em especial a Umbanda. Nos trabalhos espirituais desta religião, os médiuns incorporam entidades que possuem níveis de evolução e arquétipos próprios. Estas se dividem em três níveis:
As Crianças – chamadas beijada, são espíritos ditos mortos quando ainda criança que representam a pureza, a inocência, daí sua característica infantil.
Os Caboclos – onde se incluem os Boiadeiros, Caboclos e Caboclas, representam a força, a coragem, portanto apresentam a forma do adulto, do herói, do guerreiro, do índio ou soldado.
Os Pretos Velhos – incluem os Tios e Tias, Pais e Mães, Avôs e Avós todos com a forma do idoso, do senhor de idade, do escravo. Sua forma idosa representa a sabedoria, o conhecimento, a fé. A sua característica de ex-escravo passa a simplicidade, a humildade, a benevolência e a crença no “poder maior”, no Divino.
A grande maioria dos terreiros de Umbanda, assim também suas entidades possuem a fé Cristã, ou seja, acreditam e cultuam Oxalá (no sincretismo com o catolicismo Jesus). Entidades aqui tomada no sentido de espíritos que auxiliam aos encarnados, o mesmo que guia de luz. Segundo o pesquisador Rafael Dias, o preto velho é uma espécie de metáfora afro-brasileira de Jesus Cristo.[3]
A característica desta linha seria o conselho, a orientação aos consulentes devido a elevação espiritual de tais entidades, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.
Os Pretos velhos seriam as entidades mais conhecidas nacionalmente, mesmo por leigos que só ouviram falar destas religiões afro-brasileiras. O Preto velho é lembrado também pelo instrumento que normalmente utiliza, o cachimbo.
Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem notícia são Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Vovó Maria Conga, Vovó Catarina. Pai Jacó , Pai Benedito, Pai Anastácio, Pai Jorge, Pai Luís, Mãe Maria, Mãe Cambina, Mãe Sete Serras, Mãe Cristina, Mãe Mariana, Maria Conga, Vovó Rita, Vovó Joana dentre outros.
Na Umbanda os Pretos velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura noBrasil.
Os pontos servem para saudar a presença das entidades, firmar sua força durante os trabalhos espirituais e envolver a todos presentes, mas principalmente aos médius de incorporação, como uma harmonia a ajudá-los a se desligarem para que esta ocorra.

terça-feira, 24 de julho de 2012

O PODER DAS PEDRAS

O melhor critério para escolher o seu cristal é a intuição. Diante de infinitas formas, cores, texturas, tamanhos, não tenha dúvida: a pedra que mais atrair sua atenção é a eleita. Porém, os poderes cristalinos já foram muito estudados por especialistas e, acredita-se, podem ser usados para estimular energias específicas, quando a escolha e o uso obedecem à teoria hindu dos chakras – os sete centros vitais do organismo – que relaciona esses pontos do corpo com as cores. Identifica-se a energia que se quer trabalhar e espalham-se cristais coloridos em pontos estratégicos da casa. Cada cristal tem um atributo diferente.
O 1o chakra localiza-se na base da coluna. Significa o eixo. Ativá-lo ajuda a ter os pés no chão, a viver presente ao corpo e à realidade. A cor é preta, representadas pelas pedras turmalina preta, obsidiana e hematita.
O 2o , pouco abaixo do umbigo, liga-se à criatividade e à sexualidade, à energia do fogo, que contém o impulso da criação e da ação. Relaciona-se aos cristais alaranjados: cornalina, crocoíta; e aos vermelhos: rubi, granada e realgar.
O 3o, o plexo solar, localizado na boca do estômago, liga-se ao equilíbrio emocional e à digestão. Trabalhar esse chakra ensina a honrar as emoções, por mais negativas que sejam, e transformá-las em impulso criativo. A cor é o amarelo e as pedras são citrino, enxofre e topázio imperial.
O 4o chakra, na região do coração, associa-se a duas cores: o rosa ligado ao amor e o verde, cor da saúde e da abundância. Ajuda a conhecer, assumir e utilizar poderes e forças interiores. As pedras rosas são: quartzo rosa, rodocrosita, kunzita; e as verdes: esmeralda, malaquita, peridoto e dioptásio.
O 5o, na altura da garganta, intensifica a comunicação e a respiração. A cor é o azul claro presente nas pedras água – marinha, larimar, crisocola e turquesa.
O 6o fica entre as sobrancelhas e ativa concentração, memória, visão e visualização criativa. A cor é o anil. Pedras: azurita, lápis-lazúli, sodalita.
O 7o, o coronário, fica na coroa da cabeça. Ativa a espiritualidade e a transformação. Cor: violeta. Pedras: ametista, tanzanita, charoita, pirita e sugilita.
Sobre algumas pedras
Pirita - além de proteger o ambiente, a pedra do trabalho favorece as realizações materiais e ajuda as funções digestivas. Boa para o escritório.
Turmalina negra - a pedra preta é atribuído o poder de filtrar energias negativas, protegendo o ambiente, dissipando medos e proporcionando sono tranqüilo. Daí o hábito de usá-la perto da porta de entrada de casas ou escritórios.
Citrino - relacionado à prosperidade e à abundância, cai bem em casa ou no escritório. Ela tem o poder de reenergizar, de desintoxicar corpo e mente e de reverter tendências auto-destrutivas, favorecendo a esperança. Rins, fígado e coração se beneficiam de sua proximidade, que também influencia a regeneração dos tecidos.
Ametista - ideal para ter no quarto, traz inspiração, aguça a intuição e favorece a organização mental, dissipando ilusões e ativando níveis profundos de consciência. Atua de forma benéfica sobre o sistema imunológico, as glândulas, o cérebro e o sangue.
Quartzo branco - com grande capacidade de absorver e transmitir energia, é considerado o cristal – chave, capaz de substituir qualquer outro. Úteis tanto no trabalho quanto no trabalho, suas vibrações favorecem a espiritualidade; a dispersão da negatividade; a ampliação da consciência; e o equilíbrio entre as emoções e a atividade cerebral, gerando criatividade.
Quartzo rosa - a "pedra do amor" é o cristal de cabeceira da mulher: favorece a fertilidade e o equilíbrio entre as esferas sexual e emocional. Seu poder apaziguador ajuda a amenizar o estresse, temperamentos explosivos e ressentimentos, predispondo à compaixão. Também é relacionado à criatividade.
Já achou o cristal que mais combina com você? Ok. Agora é preciso passá-lo por uma espécie de limpeza. Isso é muito importante, já que a pedra é considerada um captador de energia positiva e negativa.
Essa é a forma mais simples de purificar qualquer pedra: coloque o cristal num recipiente de vidro, de preferência transparente, com água e sal grosso. O sal, que também é um cristal, vai neutralizar a carga negativa e remover as impurezas, restaurando a harmonia e o equilíbrio da pedra. Deixe no mínimo por 3 horas. Lave a pedra em água corrente por alguns minutos, conservando a ponta para baixo. Depois deixe-a exposta ao sol até o meio-dia se quiser ativar a energia masculina/ativa ou dê um banho de lua crescente ou cheia, para potencializar a energia feminina/receptiva.
Em seguida basta concentrar-se na sua intenção. Por exemplo se quiser ativar a auto-estima e o amor próprio, sentimentos referente ao 4o chakra, o do coração, tome um banho de imersão e mergulhe na banheira ametista, quartzo rosa ou branco. Contra o estresse, uma combinação de cristais de todas as cores, inclusive o branco, ideal para os processos de cura, reativa os centros de energia vital.
Proteção colorida
Espalhar cristais pela casa, combinando cores e valorizando as formas, alegra qualquer ambiente. Deixe-os sempre à vista em lugares ensolarados, peitoris de janela, prateleiras, mesinhas-de-cabeceira, altares, balcões, escrivaninhas, mesas, lareiras e junto às plantas. Veja alguns exemplos:
. A drusa cheia de pontas – grupamento irregular de cristais sobre uma matriz – emite energia positiva em todas as direções. Mesmo que seja num cantinho, funciona como um energizador automático. Outro bom uso para a drusa é a limpeza de objetos pessoais, como jóias, principalmente durante a noite, enquanto você dorme.
. Outra maneira de eliminar qualquer negatividade é ter um aquário com cristais. Num recipiente de vidro transparente, coloque água e pedras roladas de todas as cores e, o mais importante, uma drusa pontuda de quartzo branco. A água funciona como um catalisador que recebe a energia do lugar – quando estiver turva, é hora de trocá-la – e a limpeza fica por conta das pedras. Se sua casa recebe muita gente, o ideal é uma pedra grande. Mas uma pequena faz o mesmo efeito, mesmo que o ambiente seja amplo, só que esta tem que ser limpada com mais freqüência.
. Como a drusa, a bola de cristal – cuja energia é emitida a partir do centro – também funciona como energizadora de ambientes, principalmente dos mais movimentados: cozinhas, salas e quartos. Escolha um lugar onde ela possa receber luz natural para potencializar a radiação de energia positiva.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

ANALISANDO DE FORMA CORRETA O TAROT


para nos tarólogos o tarô é algo acima de simples cartas, é um livro magico que sempre nos responde de forma clara e correta.
á leitura das cartas de tarô não é qualquer coisa, é algo que envolve muito estudo, pratica e intuição.
o tarô responde as perguntas que mais nos intriga e ao mesmo tempo nos deixa com duvidas, não sobre as respostas obtidas pelo tarô mais por pensar em como cartas com desenhos simbolísticos responde com tanta clareza as nossas perguntas.
para que o tarô funcione é preciso que o tarólogo também funcione, não basta á fé do consulente ou o jogo de cartas saírem perfeitamente, se o tarólogo não estiver preparado para interpretar o jogo nada vai ser concreto.
um bom tarólogo, tem que saber que cada dia seus conhecimentos no tarô tem que ser aperfeiçoados para que ele possa ser capaz de fazer interpretações extraordinárias.


alguns consulentes me dizem que já foram em outros tarólogos ou cartomantes e as cartas de tarô erraram, na verdade quem errou não foi as cartas e sim o tarólogo.


o tarô é um estudo infinito, são livros, apostilas, cursos e etc. o tarô quando bem estudado pode nos ajudar de varias formas, tanto no sentido oracular como terapeuticamente e etc.
á verdade é que as cartas mostram não o que queremos vê e sim o que precisamos vê.
o investimento em livros de outros tarólogos, apostilas e cursos sobre o tarô, é essencial para um bom tarólogo se dar bem neste mundo de grandes mistérios.

MAGO ATHAEL TARÓLOGO E ESPIRITUALISTA
MARQUE SUA CONSULTA!!!

terça-feira, 10 de julho de 2012

PERGUNTAS NO TARÔ


No jogo de Tarot, quanto mais clara a pergunta, mais clara a resposta. A pergunta correta e bem formulada permite não só a seleção do método mais adequado para a leitura, como também elucida os Arcanos revelados.
Para os consulentes mais reservados ou desconfiados, você pode fazer um jogo rápido de três cartas elucidando a circunstância geral que o levou até ali. Mas a objetividade da resposta está relacionada a objetividade da pergunta, pois cada Arcano, seja ele maior, menor ou da corte, porta em si significados que podem ser aplicados nos quatro planos (material, mental, emocional e espiritual). Não estou aqui, é claro, considerando o fator vidência na leitura, mas sim a interpretação das cartas.
Já me ocorreram situações em que o jogo parecia  não fazer sentido algum, mesmo o consulente tendo elaborado uma pergunta objetiva. Nesses casos, pedia para ele me dizer EXATAMENTE o que pensava no momento em que escolhia as cartas, e não era a mesma coisa! A partir disso, reelaborávamos juntos a pergunta e o jogo começava a fazer sentido. Por exemplo: não é a mesma coisa tirar as cartas pensando se vale a pena aceitar uma proposta de trabalho e perguntar quais as vantagens de aceitar a proposta! Não é a mesma coisa tirar as cartas pensando em terminar um relacionamento e perguntar se vale a pena investir na pessoa que conheceu na semana passada. Ou seja: às vezes, na hora de elaborar a pergunta, o próprio consulente se desconecta com sua inspiração original. Como a conexão simbólica ocorre no momento de tirar as cartas, acaba gerando uma incoerência entre pergunta e cartas, e o jogo fica totalmente nebuloso.
Existem também os consulentes que não sabem exatamente o que perguntar. Neste caso, vale um jogo de situação geral da área desejada, e então uma conversa que geralmente acaba resultando em uma pergunta específica, nem que seja um conselho ou direção a seguir.
MAGO ATHAEL TARÓLOGO E ESPIRITUALISTA
MARQUE SUA CONSULTA!!!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Á HISTORIA DO INCENSO


Egípcios: são, talvez, os mais antigos na arte da manufatura e do uso de incensos. O mais famoso incenso egípcio é o Kyphi (ou Khyphi), que era produzido dentro de um templo e sob ritual altamente secreto. Era um composto de efeito muito benéfico, e Plutarco o definia como: "O incenso tem dezesseis (16) ingredientes, número que constitui o quadrado de um quadrado e tais ingredientes são coisas que, à noite, deliciam. Tem o poder de adormecer as pessoas, iluminar os sonhos e relaxar as tensões diárias, trazendo a calma e quietude àqueles que o respiram." Um dos seus ingredientes é o popular olíbano, árvore considerada sagrada, e durante a poda ou a coleta da resina, os homens deviam se abster de contato sexual ou com a morte. Plutarco forneceu a lista dos 16 ingredientes usados na preparação desse incenso: mel, vinho, passas, junco doce, resina, mirra, olíbano, séseli, cálamo, betume, labaça, thryon, as duas espécies de arcouthelds, caramum e raiz de Íris.

Hindus: sempre foram apaixonados por aromas agradáveis e, a Índia (nos tempos antigos) sempre foi celebre por seus perfumes. A importação de incenso da Arábia foi uma das primeiras, mas outros materiais aromáticos também eram usados, como: benjoim, resinas, cânfora, sementes, raízes, flores secas e madeiras aromáticas. O sândalo era um dos itens mais populares da época. Esses materiais eram queimados em rituais públicos ou em casa.

Judeus: no Velho Testamento encontram-se várias referências ao seu uso entre os judeus. Geralmente os pesquisadores concordam que a queima do incenso só foi introduzida no ritual judaico em torno do século VII antes de Cristo. O primeiro incenso era composto de poucos ingredientes: estoraque, onicha, gálbano e olíbano puro, e sua preparação era semelhante aos sacerdotes egípcios.

Gregos: começou a ser difundido no século VIII a.C., vindo da Fenícia.

Budistas: começou a ser difundido por volta do século VII a.C.; e junto com os perfumes, constituía uma das sete oferendas sensoriais, que formam um dos sete estágios de adoração.

Romanos: muito utilizado na Festa do Pastor, junto com ramos de oliveira, louros e ervas, assim com da mirra e açafrão.

Cristãos: foram os que mais demoraram a adotar o incenso em seus ritos. Só após o século V, seu uso foi aumentando lentamente. Por volta do século XIV, tornou-se parte da Missa Solene e outros serviços.

Islâmicos: não há refêrencia ao seu uso no sentido religioso, mas a tradição nos mostra que o seu perfume pode ser usado como uma referência aos mortos.

Outros cultos: é um acessório comum às cerimonias mágicas, para neutralizar as energias negativas, por exemplo, ou usado nos métodos de encantamentos. As letras do nome da pessoa para qual é feito o encantamento indicam qual o perfume necessário. Os materiais mais usados são: olíbano, benjoim, estoraque, sementes de coentro, aloés (babosa), entre outros.


Tipos de Incensos

Os incensos devem ser acesos para energizar e transmutar as energias aonde se encontram. Funcionam como purificadores e condutores de vibrações, sejam das pessoas ou dos locais.

Para cada uso, existe um tipo específico e uma essência a ser utilizada. Podem ser em pastilhas, palitos, pó, e outras formas existentes no mercado.

Segue-se abaixo, uma pequena lista de alguns tipos e suas propriedades.

Arruda: confere proteção espiritual e aumenta a segurança. É muito eficiente na eliminação de energias negativas e sua purificação.
Acácia: evita pesadelos e transmite um sono tranqüilo.
Absinto: favorece a clarividência, e também, para proteção e amor.
Alecrim: afasta a depressão, purifica o local em questão, e eleva o nível de pensamentos.
Alfazema: eleva o astral e transmite tranqüilidade.
Almíscar: aumenta a sorte e o sucesso, assim como a intuição.
Angélica: aumenta a proteção.
Artemísia: faz aflorar a clarividência.
Anis estrelado: atrai a boa sorte.
Benjoim: aumenta a criatividade, seja em trabalhos artísticos ou escritos.
Camomila: melhora as finanças e acalma emocionalmente.
Canela: é indicado para questões financeiras e tranqüiliza o ambiente.
Cânfora: aumenta a realização emocional e profissional e elimina todo tipo de energia negativa.
Cedro: aumenta a força física. Muito indicado para purificar os ambientes, pois atrai vibrações de harmonia. Quanto aos negócios, ajuda a ter sucesso com as vendas.
Cipreste: aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio. Proporciona prosperidade e fortuna.
Coco: traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões.
Cravo: abre os caminhos, atrai dinheiro, destrói as energias negativas reinantes e confere segurança.
Erva cidreira: confere felicidade e sucesso; assim como promove o encontro de verdadeiro amor.
Erva doce: eficaz contra "olho gordo"; como também promove a harmonia e paz.
Eucalipto: renova as energias e promove uma verdadeira limpeza energética do local.
Hortelã: anula as energias negativas. É muito indicado para aumentar a compreensão, o poder de decisão, a ordem e a consciência ecológica.
Jasmim: aumenta a resistência física e melhora os negócios. Acalma o ambiente.
Lavanda: elimina a depressão e confere um sono tranqüilo.
Manjericão: traz sorte, felicidade, prosperidade e proteção.
Mirra: estimula a intuição.
Noz moscada: alegra o ambiente e atrai dinheiro, da maneira justa e merecida.
Orquídea: indicado para purificar o ambiente de trabalho e ajudar a encontrar soluções para problemas práticos.
Patchuli: traz abundância e reativa a fertilidade.
Pimenta da jamaica: elimina brigas dentro de casa; atrai dinheiro e boa sorte.
Pinho: atrai proteção e aumenta a fertilidade.
Rosa branca: limpa o ambiente contra as energias maléficas e acalma as pessoas que estão ao seu redor.
Sândalo: ajuda no desenvolvimento e expansão da intuição.
Sândalo branco: traz sucesso, proteção e aumenta o poder da meditação.
Vertiver: é a fragrância que protege o comércio, favorecendo as boas vendas, atraindo dinheiro e a boa sorte.
Violeta: ajuda a espantar as energias negativas.


Os Incensos e os Signos

Áries: mirra ou cipreste, almíscar, angélica, ópium, rosa musgosa, alecrim.
Touro: sândalo, camomila, arruda, orquídea.
Gêmeos: canela, âmbar, indiano e eucalipto.
Câncer: cânfora, jasmim, maça rosada.
Leão: amor perfeito, cedro, lótus, rosa branca, sândalo vermelho.
Virgem: canela, cravo da índia, rosa musgosa, angélica, benjoim.
Libra: eucalipto, calêndula, cedro, jasmim, orquídea.
Escorpião: almíscar canforado, flor do campo, lótus.
Sagitário: alfazema, alecrim, sândalo amarelo.
Capricórnio: arruda, benjoim, cravo da índia, sândalo vermelho.
Aquário: cedro, flores do campo, eucalipto, rosa branca.
Peixes: cânfora, jasmim, mirra, opium, sândalo amarelo.


Maneiras de se acender o Incenso

Se preferir acender com um isqueiro, é sinal que acredita em sua força mental e em seu pensamento positivo, para a limpeza que será feita.

Se preferir acender com um fósforo, significa que acredita que os elementos do ar, os silfos e silfídes, estarão ajudando na limpeza de sua casa.

Ao acender o incenso, mentalize uma oração (a que mais lhe agradar).


Limpeza dos Ambientes

Segure o incenso com a mão esquerda, e percorra cada canto dos cômodos de sua casa.

Não pare a sua oração mental ou falada, pois tudo o que é negativo está impregnado nos cantos e deve diluir-se o mais rápido possível.

Para preservar por mais tempo essa limpeza, jogue um pouco de sal nos cantos.

Encare o incenso como um primeiro socorro à sua casa, procurando queimar pelo menos um, todos os dias, pois assim manterá o ambiente sempre limpo e bem protegido.

Senão puder acender um, todos os dias, faça-o pelo menos de 3 em 3 dias.

Se algumas pessoas sentirem-se incomodadas com o perfume ou até mesmo acabarem brigando com você, lembre-se de que o gênio contrário ou os espíritos inferiores não suportam ficar no mesmo espaço físico onde existam perfumes mágicos e acabam tentando fazer com que o seu uso seja interrompido.

domingo, 8 de julho de 2012

O TARÔ CELTA


O mais provável a respeito da origem do povo celta é que eles tenham chegado à Europa vindo da Pérsia. Outras teorias acreditam que provinham do Egito e, ainda um outro grupo, que teria seu berço na Índia.
Ao contrário dos gregos e dos romanos, os celtas se caracterizaram por formar pequenas vilas imersas em um entorno natural e se organizavam em clãs, grupos e tribos.
Uma das principais características do povo celta foi sem dúvida o seu profundo respeito e contato com a natureza.
A natureza era fonte de sabedoria, e os Druidas, pertencentes à mais alta hierarquia sacerdotal, observavam os bosques e as árvores para descobrir neles os segredos da natureza e, assim, reparar remédios e unguentos.
Os adivinhos e magos liam o futuro no carvalho sagrado, considerado pelos celtas como uma árvore mágica.
Enfim, a natureza, os bosques e suas árvores eram tão importantes que esse povou criou um alfabeto arbóreo, e se deu a cada exemplar um significado especial.
Sou uma apaixonada pela tradição celta e em minhas consultas uso esse oráculo, como um meio de aconselhamento metafísico, pela riqueza de sua simbologia.
Nos Arcanos Maiores, combinamos diversos elementos da história desse povo como: Rei Arthur, Mago Merlin, Sacerdotisa Morgana, Tristão e Isolda, que representam a lenda da paixão, Excalibur, a Cruz Celta, a Rainha Guinèvere...

Nos Arcanos Menores, os naipes de Foice de Ouros, instrumento sagrado com o que se cortava a erva-de-passarinho, as árvores, que são os elementos mais venerados, o Triskele que representam os opostos e a conciliação, e a espada, que representa  a ferramenta de luta por excelência.

sábado, 7 de julho de 2012

O TARÔ PARTE01

Originário da Europa, provavelmente por ciganos da Ásia Central, o Tarot de Marselha é a última versão da arte de jogar cartas. Ele se caracteriza pelo desenho simples das figuras dos Arcanos Maiores e dos Arcanos Menores. Aos Arcanos Maiores atribuem-se significados mais ou menos flexíveis, abrangentes, genéricos, mantendo-se restritos e particularizados os significados dos Arcanos Menores.
O baralho clássico é composto de 78 cartas, divididas em dois grupos: os 22 Arcanos Maiores (ou Grandes Arcanos) e os 56 Arcanos Menores (ou Pequenos Arcanos). Os Arcanos Maiores são representações figurativas e incluem 21 cartas numeradas de I a XXI e mais a figura do Bobo, correspondente ao curinga dos baralhos comuns. O bobo não tem número ou é representado pelo número zero.
As 56 cartas dos Arcanos Menores são divididas em quatro naipes, cada um deles contendo as cartas normais de um baralho comum e mais quatro figuras: o rei, a rainha, o cavaleiro (ou soldado) e o valete (ou pajem ou escravo). Contém, portanto, uma figura a mais que as sequências de cartas comuns. Os naipes são tradicionais: gládios (ou espadas), bastões (ou cetros ou paus), taças (ou copas) e moedas (ou pentagramas ou ouros).